Mixto e Sinop já decidiram uma final, foi o estadual de 96 com o título alvinegro


Tradição, rivalidade e a briga famosa entre interior e capital marca a abertura do estadual deste ano entre Sinop e Mixto. A equipe do nortão foi a equipe do interior que mais conquistou títulos em estaduais, ao todo foram três conquistas. Já o clube cuiabano é o maior vencedor do futebol de Mato Grosso, com 24 títulos.

Além de Sinop, outras equipes do interior já levantaram a taça. Foram campeões duas vezes o Sorriso e o Juventude de Primavera do Leste. Com um título está o Vila Aurora, Cacerense, Luverdense e por último o União. Em Cuiabá além do Mixto, o Operário foi campeão 14 vezes, Dom Bosco tem seis títulos, Atlético Matogrossense tem cinco, o Cuiabá possui dois e o Americano foi campeão uma vez.

Mixto e Sinop jogaram pela primeira vez em 1989. Neste ano foram quatro confrontos, dois empates e duas vitórias para o alvinegro. Ao todo foram 42 confrontos, o Mixto venceu 17, contra 10 vitórias do Sinop e 15 empates.

O ano de 1996 foi a decisão entre Mixto e Sinop. O clube cuiabano levou a melhor na decisão em três jogos. O primeiro jogo em Sinop terminou empatado em 0 a 0, o segundo em Cuiabá também ocorreu empate só que em 1 a 1. No terceiro jogo realizado no dia 15 de agosto no estádio Verdão, o Mixto sagrou campeão com gol de Monga. O árbitro da partida foi Joelmes Jesus da Costa.

Confira a escalação daquela final:
- Mixto - Edilson; Josenilson, Edson Luis (Roni) (Zé Valdo), Jadir e Mauricio; Araújo, Elias, Reginaldo e Valdecir (Bira); Barrinha e Monga. Técnico: Zequinha
- Sinop - Silvio; Sacy (Aldrey), Valdo, Batista e Marcelo (Léo); Ânderson, Biro-Biro, Marcelinho e Ricardinho; Mauricinho e Neneca. Técnico: Celso Teixeira

Fonte: Betell Fontes/Esporte e Cultura
26/01/2011