quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Segundo pesquisa, Mixto é o 5º preferido em Cuiabá, a frente de Vasco e Santos

4
O site esportivo Globoesporte.com publicou esta semana a analise de uma pesquisa realizada em Cuiabá sobre o "time do coração" dos cuiabanos. A pesquisa foi promovida pelo instituto 'Vetor Pesquisas', e aponta que o Mixto Esporte Clube é o quinto time preferido entre os cuiabanos, à frente de clubes como o Vasco e Santos. Na pequisa o entrevistado podia optar somente um time, sendo o seu preferido e não podendo ter segunda opção.

O Mixto aparece com 4,5% da preferência, um número muito significativo visto a concorrência contra os grandes clubes do Brasil, apoiados pelos meios de comunicação. Lembrando ainda que o Alvinegro cuiabano está há décadas fora do principal cenário do futebol nacional, o Brasileiro Série A.

O colunista Vinícius Paiva explicou um pouco mais da pesquisa, feita no método espontâneo (nenhuma opção é oferecida, apenas o questionamento apresentado) e focada em homens pais de família. "A pesquisa do Instituto Vetor mescla times nacionais e regionais – de modo que os mato-grossenses citados não representem um “segundo time” na preferência dos torcedores. Por isto, a quinta colocação do Mixto (4,5%) é bastante emblemática. Na oitava posição, surge o Operário (1,6%) na preferência da torcida local".

Certamente, se a pesquisa desse a possibilidade de escolha de dois times, ou se os times regionais estivessem em categoria separada dos times nacionais, o desempenho do Mixto seria muito maior. Em 2008 o Jornal Diário de Cuiabá publicou uma outra pesquisa em que apontava que o Mixto tem 25% dos torcedores de Cuiabá, clique aqui para ver.

Paiva analisa também o porque dos cariocas e paulistas aparecerem em primeiro. "O motivo dos números pode ser explicado pelo que os cuiabanos assistem na TV: há anos as emissoras acompanham o Paulistão e os jogos de times paulistas*. Apesar de terem o Flamengo como maior torcida (20,8%), o somatório dos times paulistas supera os cariocas: 38,3% a 25,5%. Deste modo, fica evidente o apelo comercial pelos jogos envolvendo os clubes de São Paulo. (*Com a recente boa fase, o número de jogos de times cariocas veiculados em Cuiabá aumentou consideravelmente nas últimas semanas)".

Resultados da pesquisa:
- 1)      FLAMENGO                                                          20,8%
- 2)      CORINTHIANS                                                      14,7%
- 3)      SÃO PAULO                                                         10,8%
- 4)      PALMEIRAS                                                          5,3%
- 5)      MIXTO ESPORTE CLUBE (MT)                               4,5%
- 6)      VASCO DA GAMA                                                  3,3%
- 7)      SANTOS                                                               2,0%
- 8)      OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE (MT)                         1,6%
(...)
- Outros                                                                          5,66%
- NENHUM                                                                       31%

Detalhamento da pesquisa:
- “Projeto Nossa Casa 2009”
- Localidade: Cuiabá/MT
- Instituto: Vetor Pesquisas
- Amostra: 500 chefes de família, entre 13 e 20 de março de 2009
- Margem de erro: 4,3%
- Link: http://www.vetorpesquisas.com.br/arquivos?func=startdown&id=14

Fonte: Vinícius Paiva/Globoesporte.com
08/09/2011
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

4 comentários:

  1. Não é a toa que assino meu email particular "Mixto por Amor, vasco por opção"

    ResponderExcluir
  2. A torcida do Mixto é sem dúvida a maior de Mato Grosso e a segunda do Centro Oeste, acho que perde para o Goias, mas mesmo assim não as diretorias que passam pelo clube explorar esse potencial, com loja do Mixto, Sócio Torcedor, Bar-temático e ações de marketing

    ResponderExcluir
  3. Sou totalmente contra a pesquisa apontar somente uma opção de time para o entrevistado. A população que não é das cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, com certeza, torcem para 2 (dois) times. E mais, quem vive no interior da maioria dos Estados e até mesmo em algumas capitais, torcem para 3 (três) times.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com essa pesquisa ,o mixto sem sombra de duvidas o clube que detem a maior torcida de Cuiabá

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!