quinta-feira, 29 de março de 2012

CONFIRA OS CÁLCULOS E PROBABILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO E SÉRIE D PARA O MIXTO

3

Por enquanto o Cuiabá é o único time classificado para a semifinal do Campeonato Mato-grossense. Logo em seguida vem o Mixto, que ainda não está garantido na segunda fase. No entanto, as chances de classificação do alvinegro são enormes e só uma catástrofe deixaria o Tigre fora da semifinal.

Matematicamente o Mixto precisa de três pontos para carimbar a classificação, faltam ainda nove pontos para serem disputados. Dos três jogos restantes o "mais querido" precisa empatar três ou vencer um para assim se garantir entre os quatro finalistas. 

Claro, isso na pior das hipóteses. Pois se o União perder o próximo jogo, por exemplo, diante do desesperado Palmeiras (que foge do rebaixamento), o Tigre estará classificado mesmo perdendo para o Atlético em partida que se realizará no próximo sábado em Campo Verde.

Com a classificação praticamente garantida, a preocupação passa a ser com a semifinal do campeonato. Garantir o direito de jogar pelo empate nas duas partidas semifinais e ainda poder jogar o último confronto em casa é uma grande vantagem que pode fazer a diferença na classificação para a final. Por isso, o pensamento da diretoria e comissão técnica é garantir a classificação em segundo lugar. Dessa forma, o Mixto não quer saber de perder pontos e jogará para vencer o três compromissos restantes na primeira fase da competição: Atlético x Mixto (dia 31/03); Barra x Mixto (dia 08/04); e Mixto x Cuiabá (dia 11/04).

O principal objetivo do clube no estadual é conquistar a vaga mato-grossense para a 'Série D' do campeonato brasileiro. Vaga que pode vir mesmo se o Mixto não for campeão estadual, no caso de ser vice do Luverdense ou do Cuiabá, que já estão na 'Série C', ou ainda ficar em terceiro lugar desde que Cuiabá e Luverdense disputem a final.

Diz o velho ditado do futebol que "time que quer ser campeão não pode escolher adversário", mas se podemos optar porque não escolher o caminho mais curto?

O melhor cenário para o alvinegro é enfrentar o Vila Aurora na semifinal. Esse jogo seria a grande a final para o Mixto: quem vencer está na 'Série D'. Depois, já com a vaga garantida, o Mixto iria para a final mais tranquilo para levantar a taça do 25º título mato-grossense.

Se o "destino" optar em colocar o bom time do Luverdense ou o do Cuiabá em nosso caminho, a tarefa será mais difícil, mas não impossível, afinal, nos jogos em Cuiabá sempre jogamos com um jogador a mais em campo: a torcida.

Próximos jogos

17ª RODADA
30/03/2012
- União x Palmeiras
31/03/2012
- Atlético x Mixto
- Vila Aurora x Sorriso
01/04/2012
- Rondonópolis x Luverdense
- Cuiabá x Barra do Garças

18ª RODADA
08/04/2012
- Barra do Garças x Mixto
- Atlético x Rondonópolis
- Sorriso x União
- Vila Aurora x Cuiabá
- Luverdense x Palmeiras

19ª RODADA
11/04/2012
- Sorriso x Luverdense
- Vila Aurora x União 
- Barra do Garças x Rondonópolis
- Mixto x Cuiabá
12/04/2012
- Palmeiras x Atlético

Classificação
1º) Cuiabá - 35 pts
2º) Mixto - 26 pts
3º) Vila Aurora - 26 pts
4º) Luverdense - 24 pts
5º) União - 19 pts
6º) Rondonópolis - 16 pts
7º) Atlético - 16 pts
8º) Palmeiras - 14 pts
9º) Sorriso - 13 pts
10º) Barra do Garças - 13 pts

Clique aqui para ver a tabela de classificação completa

Fonte: Fábio Ramirez/Mixtonet
28/03/2012
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

3 comentários:

  1. Vamos consolidar a nossa classificação no sábado em Campo Verde, só que para isso temos que jogar pra frente sem dar vacilos.Domingo foi horrível.Em Roo contra o Vila poderíamos ter ganho, se não fosse o medo de ganhar, já aqui contra o União fomos muito mal.Portanto vamos acordar e classifcar em segundo.

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria que terminasse a fase de classificação assim:
    1°) Cuiabá
    2°) Mixto
    3°) Luverdense
    4°) Vila Aurora
    ---------------------
    As semi-finais ficariam assim:
    Cuiabá x Vila Aurora
    Mixto x Luverdense
    ----------------------
    Assim sendo:
    1) Cuiabá elimina fácil o Vila com 2 vitórias.
    2) Com isso o Mixto já estaria na Série D, por ter melhor campanha que o Vila, na fase de classificação, independenpente do resultado contra o Luverdense.
    3) Mixto jogaria por 2 empates contra o Luverdense, com o segundo jogo no Dutrinha.
    4) Apostaria numa final: Mixto Cuiabá

    ResponderExcluir
  3. Então Pedro, esse cenário que você descreveu também seria uma boa.

    Mas até o que eu sei (posso estar equivocado) o critério de classificação do terceiro e do quarto lugar não é só a primeira fase, mas sim a somatória das duas fases, então o Mixto não podeira perder para o Luverdense por placar pior que a possível derrota do Vila.

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!