sábado, 12 de janeiro de 2013

Ex-diretor Enio Castilho explica a renuncia da diretoria. Hélio Machado contra ataca

1

Criado com o intuito de profissionalizar a administração do Mixto, o Conselho Gestor renunciou de suas funções por divergências com o presidente Hélio Machado. A informação foi confirmada por Ênio Castilho, diretor de Marketing e Comunicação.

"Água e óleo não se misturam. Chegamos em uma situação insustentável. Cada um pensa de uma forma. Não temos como continuar trabalhando ao lado do presidente Hélio. Vamos renunciar e tentar ajudar o clube indiretamente até que novas eleições sejam realizadas" disse Ênio.

Para ele, o Mixto precisa de mudanças, de uma gestão profissional. O principal temor é quanto a falta de legitimidade legal de tomar as decisões no clube. O grupo vai esperar o momento certo para assumir o Tigre. O mandato do presidente Hélio Machado vai até outubro deste ano, quando novas eleições serão realizadas.

"Tentamos ajudar, mas ficamos submissos a ele que tem o poder da caneta na mão. Vamos nos retirar e montar uma chapa para concorrer às eleições. Aí teremos autonomia para comandar o time" completou Ênio.

Outro lado


De acordo com o presidente Hélio Machado, essa legalidade existe, pois uma portaria chegou a ser publicada dando poder ao grupo. Machado alega que “existe falta de confiança entre as partes”.

"Há uma falta de sintonia. Eu assinei um documento que dá poderes a eles. O que existe é uma falta de confiança. Por exemplo, eu tenho que dizer tudo o que faço a  eles, mas não existe a contrapartida. Eles contrataram um jogador sem me comunicar. Aí começou a quebra da confiança. Depois, levantamos uma verba e fui realizar o pagamento atrasado dos jogadores. Comuniquei eles, mas ninguém compareceu. Na sequência vieram me cobrar" disse Hélio, ao citar a renovação do goleiro Heverton Perereca, que depois acabou sendo vetada por ele.

Presidencialismo

Uma das principais mudanças levantadas pelo Conselho Gestor é a de alterar o estatuto do clube e implantar o modelo presidencialista, nos moldes do América-MG. A equipe mineira conta com sete presidentes, divididos em várias áreas. Para Hélio Machado, isso é uma tentativa de golpe para derrubá-lo e que não irá permitir essa troca rápida da forma como o conselho quer.

"Até sou a favor da troca, caso haja um consenso. Mas não podemos mudar as coisas dessa forma, sem um estudo aprofundado. O América-MG é o único clube do país que possui essa forma de comandar. Aqui não vejo pessoas interessadas em comandar o clube assim. Temos conselheiros que não ajudam em nada, nem para criticar. Não posso deixar que mudem o estatuto desse jeito. O Mixto é uma instituição que envolve muita gente, muita história, muitos torcedores. Eles querem é me derrubar" cravou Machado.


Por outro lado, Ênio afirmou que o Conselho Gestor só quer ajudar e que vê a situação ficar cada vez mais complicada, caso não hajam mudanças. Ele afirmou que na última reunião houve uma prestação de contas, coisa jamais vista nos últimos tempos no Tigre. A dívida do clube atingiu os R$ 3 milhões com o levantamento.

"O clube está prestes a falir. Se não fizermos nada o Mixto vai se transformar no Dom Bosco e Operário que ninguém sabe direito como está. Nosso grupo não vai se desmanchar. Vamos continuar unidos e esperar o momento para assumir o clube" relatou Ênio.

Na reunião realizada pelo Conselho Deliberativo, as divergências entre as partes ficaram mais evidentes. Apesar de apresentar a renúncia, o Conselho Gestor pretende acompanhar de perto as decisões do Mixto. Hélio Machado, por sua vez, lamentou a decisão do grupo.

"São pessoas bem intencionadas, a intenção era que trabalhássemos juntos. Eu cheguei a pensar em renunciar para que eles pudessem cuidar do Mixto, mas desisti da ideia. Vou continuar" disse Machado.

"Para me derrubarem terão que provar alguma irregularidade e não irão encontrar" finalizou.

Fonte: Robson Boamorte / Globo Esporte MT
12/01/2013


Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Um comentário:

  1. joao paulo viana14 janeiro, 2013 17:48

    Na verdade há várias Sr. Hélio Machado, pois cadê os balanços mensais financeiros do clube conforme o Estatuto do MIXTO no seu artigo n° 87, item 1 e 2; No artigo n° 100, item 6 e 7; No artigo n° 75, item 1, letras a,b e c. Logo é apenas cumprir o estatuto do clube na íntegra para comprovar as suas pendências com o clube, pois um balanço deve ser feito com a descrição de todas as receitas e todas as comprovações de gasto, não através de folha de papel A4, mas sim com recibos devidamente preenchidos, notas fiscais em nome do clube, e até o momento o Sr. Hélio não apresentou nada disso, ou seja, está totalmente em desacordo com o estatuto do clube. Também gostaria de verificar junto a RECEITA FEDERAL E AO MINISTÉRIO PÚBLICO, como que o Clube do Mixto recebeu patrocinio do Governo do Estado, sendo que o mesmo em seu CNPJ não consta nenhum depósito ou nota de empenho emitida ao Governo do estado? Ou seja, o Governo está pagando alguém ou uma empresa para realizar um serviço e posteriormente está empresa está pagando o MIXTO, ou seja, outra irregularidade, haja vista que os serviços de empresas licitantes não podem ser realizadas indiretamente, ou seja, isso é terceirizar serviço!!!!!!!!!! Também gostaria de saber como está utilizando uma conta física para administrar uma empresa Jurídica, ou seja, o CNPJ do mixto não recebeu R$ 600.000,00 mil da prefeitura, porém como foi pago, se o dinheiro foi destinado ao clube do Mixto, e por consequencia disso o Sr. Não tinha autorização do conselho deliberativo para receber ou contrar empréstimo?

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!