segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Mixto faz publicação relembrando sua história com a mulher

0

"O Mixto nunca vai deixar de incluir as mulheres por isso apoia o futebol feminino e participará no mês de fevereiro do campeonato estadual"


Em alusão à disputa do Campeonato Mato-grossense Feminino - edição 2020 - o Mixto publicou em suas redes sociais (facebook e instagram) um texto que relembra a história da agremiação com a inclusão da mulher no esporte. Confira: 


A inclusão social com a fundação do Mixto Esporte Clube


Hodiernamente, muito se fala acerca da inclusão social, em especial da mulher. O Mixto Esporte Clube tem na sua criação em 1934 a verdadeira inclusão social, um clube para recreação, esporte e cultura, à época numa sociedade patriarcal e excludente.


Sobre a fundação do Mixto Esporte Clube, Benedito Pedro Dorileo, em seu livro “Zulmira Canavarros – A Egéria Cuiabana (Entrelinhas) relata que o momento da fundação ocorreu na residência da família Hugueney, sobressaindo, também, outra mulher Naly Hugueney de Siqueira. Duas mulheres pioneiras no futebol de Mato Grosso uno.


A reunião aconteceu nos primeiros dias do mês de maio de 1934, escolhendo como local a casa de Avelino Siqueira, situada na Rua 7 de setembro, quase em frente à igreja do Senhor dos Passos, onde estava localizada a Papelaria e Gráfica Avelino de Siqueira – livraria PEPE - cuja anfitriã foi Maria Luiza Hugueney de Siqueira (Maria Malhado), viúva de Avelino.


Também estavam presentes Zulmira Canavarros, Danglars Canavarros, esposo de Zulmira, Naly Hugueney de Siqueira, Carlos Hugueney de Siqueira, Dácio Gomes Pulcherio, Raul Santos Costa e Delfino Nonato de Faria, um grupo de sete. Nascia o Mixto Esporte Clube, em 20 de maio de 1934.


À noite, na mesma casa, elegia-se a primeira diretoria, com lavratura de Ata por Delfino Nonato de Faria, assim composta; Presidente: Zulmira D´Andrade Canavarros; Vice-presidente – Carlos Hugueney de Siqueira; 1º Secretário – Delfino Nonato de Faria; 2ª Secretária – Balbina Garcia; 1º Tesoureiro – José Hugo Salla; Orador Oficial – Raul Santos Costa; Oradora Oficial: Maria Alzira Alderett; 1° Diretor Esportivo – Haroldo Cunha; 2º Diretor Esportivo – José Rogaciano de Lima Bastos; 1ª Diretora Esportiva – Odemar Addor; 2ª Diretora Esportiva – Elza Moreira de Barros. Conselho Fiscal: Julieta Gomes da Silva, João Fernandes, Maria Nogueira e Airton Pulcherio.


Nascia assim um clube pautado na mistura de pessoas, sejam de cor, raça ou classe social.


A palavra “Mixto” tem o significado de mistura de coisas diferentes, ou opostas. O nome representava perfeitamente a ideologia do novo clube, um clube formado sem preconceitos, por mulheres e homens. É nome próprio (Mixtum, do latim), grafado de acordo com a ortografia da época, antes da reforma ortográfica de 1943.


O Mixto foi uma mistura de outrora o Clube Esportivo Feminino, fundado em 1928 e atuante por Zulmira, que liderava um grupo de moças cuiabanas, intensa ativista cultural e social, além de uma intensa empreendedora, voltado para a importância e saraus sobre a literatura mato-grossense, brasileira e europeia, com o Esporte Clube Pelote, liderado por Naly Hugueney, o qual era um time de Vôlei feminino que surgiu para pôr fim à invencibilidade da equipe do Bosque, funcionava numa quadra de esportes, no bairro da Boa Morte, próximo a antiga sede do Mixto, entre as ruas Cândido Mariano e Campo Grande.


O Mixto assim promoveu a inclusão social com recreação, esporte e cultura.


Zulmira Canavarros compôs o hino do Mixto 'Sport Club' “agora se apresenta”, como um dos mais belos hinos do Brasil. O Hino Oficial, Zulmira compôs ao piano, música e letra, com assistência do Acadêmico Ulisses Cuiabano: “O Mixto Sport Club/Agora se apresenta. /E pelo branco e negro, /As cores que ostenta/No seu pavilhão. /Seremos sempre unidos/E sempre destemidos. /Havemos de lutar/E também trabalhar/De todo coração. /Hurra!... Hurra!.../O Mixto Sport Club/Será o lema/Desta nossa sociedade. /A união e também a lealdade. /Debaixo do nosso céu de anil, /Tremula altaneira/Nossa gentil bandeira. /E pelo sport, em nossa Cuyabá, /Teremos por fanal, /Luctar, luctar, luctar/Por nosso ideal, até hoje entoado por sua vibrante torcida.


O MIXTO ESPORTE CLUBE, também denominado de “Mixto", “Alvinegro da Vargas", “'Tigre da Vargas” e o “Mais Querido”, cujo lema é “União e Lealdade”, é uma Associação desportiva.


O Mixto nunca vai deixar de incluir as mulheres e por isso apoia o futebol feminino, participará no mês de fevereiro do campeonato estadual feminino 2020.



Publicação no facebook do Mixto

Author Image
Publicado por: MixtoNet

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!