sábado, 2 de novembro de 2013

ARTIGO: Torcedor publica fundamento e crava que o Mixto está na Copa do Brasil 2014

1
Cálculos preliminares e não oficiais apontam que com os resultados de Mixto, Cuiabá e Luverdense nos certames nacionais de 2013 (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – Series C e D), a FMF - Federação Matogrossense de Futebol ultrapassará a Federação Brasiliense de Futebol no RNF – Ranking Nacional de Federações. A FMF passaria dos atuais 5.737 para mais de 6.600 pontos, enquanto que a FBF cairia de 6.992 para menos de 5.500 pontos. Essa pontuação colocaria a FMF na 14ª posição no ranking e a FBF cairia para 15° lugar.

Cálculo não oficial realizado de acordo com os critérios definidos pela CBF- www.cbf.com.br

Essa posição no ranking, segundo o regulamento da Copa do Brasil, daria a Mato Grosso em 2014 três vagas na Copa do Brasil.

Art 2º.......................
§ 3º - Os clubes oriundos dos certames estaduais deverão ter obtido classificação no seu campeonato estadual/Distrito Federal, respeitado o número de vagas de cada estado, com base no RNF, conforme se segue:
1) Estados com cinco vagas: os posicionados de 1 a 2 no RNF;
2) Estados com quatro vagas: os posicionados de 3 a 5 no RNF;
3) Estados com três vagas: os posicionados de 6 a 14 no RNF;
4) Estados com duas vagas: os posicionados de 15 a 22 no RNF;
5) Estados com uma vaga: os posicionados de 23 a 27 no RNF.

Ainda de acordo com esse regulamento (Art. 2º, § 5º) quando a Federação possuir mais de uma vaga, a última vaga pode ser ocupada pelo vencedor de um torneio Regional específico para esse fim. No caso de Mato Grosso esse torneio seletivo é a Copa Mato Grosso.

Art. 2º.........
§ 5º - Nos estados/Distrito Federal que tenham direito a mais de uma vaga, a última vaga do estado poderá ser concedida, a critério da Federação local, a clube vencedor de um torneio seletivo ou equivalente promovido com tal finalidade pela Federação, respeitada a sequência das chamadas do parágrafo 4º deste artigo.

Importante esclarecer que o regulamento faculta à Federação a escolha para esse torneio de apenas e tão somente da última vaga. Se possuir duas vagas será a 2º, se possuir três será a 3º. As primeiras vagas devem obrigatoriamente ser ocupadas pelos vencedores (campeão e vice) dos Campeonatos Estaduais (Art. 2º, § 4º), conforme o caso. Vejam abaixo:

§ 4º - Para identificação do grupo dos 70 clubes, objeto do critério 2, deverá ser necessariamente obedecida a seguinte sequência de chamadas dos clubes:
1ª chamada: os clubes campeões de cada campeonato estadual/Distrito Federal (vaga nº 1);
2ª chamada: os clubes vice-campeões da cada campeonato estadual/Distrito Federal dentre os estados posicionados de 1 a 22 no RNF (vaga nº 2);
3ª chamada: os clubes classificados em terceiro lugar nos campeonatos estaduais/Distrito Federal dentre os estados posicionados de 1 a 14 no RNF (vaga nº 3);
...................

O atual Regulamento da Copa do Brasil foi emitido em 04/02/2013, e foi aplicado apenas na edição de 2013. A Lei 10.671 de 2003, que Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor veda no seu Art. 9º § 5 a alteração do regulamento pelo período de dois anos. Vejam abaixo:

§ 5o É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:
II - após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.

Considerando todo o acima exposto e caso se confirme a 14ª colocação no ranking, a FMF deve obrigatoriamente indicar para a Copa do Brasil de 2014 as equipes do Cuiabá Esporte Clube e do Mixto Esporte Clube, ficando a terceira e última vaga para o campeão da Copa mato Grosso.

Essas informações são importantes para esclarecimento aos torcedores que prevendo a terceira vaga já começam a realizar especulações em torno de quem já está garantido junto com o Cuiabá. O acesso do Luverdense à série B não garante ao clube a vaga na Copa do Brasil. Para garanti-la é necessário que vença a Copa Mato Grosso, ou que fique em segundo com o Mixto em primeiro. A segunda vaga já é MIXTO, por direito.

Gildasio Pequeno Silva

É Analista de Sistemas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e torcedor apaixonado do Mixto Esporte Clube
Author Image
Publicado por: Unknown

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Um comentário:

  1. ARBITRAL DA FMF CONFIRMA QUE 3ª VAGA É DO MIXTO!

    Uma possível terceira vaga na Copa do Brasil ao futebol mato-grossense, em 2014, será do Mixto. É o que foi decidido no arbitral desta terça-feira, em que os clubes definiram o formato do Campeonato Mato-grossense do ano que vem. A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) possui duas vagas na Copa do Brasil, já que está em 15º lugar no ranking da CBF. Pelo regulamento da entidade, as federações posicionadas de 15 a 22 no ranking, tem direito a duas vagas. Do 6 ao 14, a CBF concede três vagas na competição nacional.

    Os recentes resultados do Luverdense, Cuiabá e Mixto nas competições nacionais disputadas em 2013, devem colocar a FMF na 14º posição do ranking, o que abriria essa terceira vaga para Mato Grosso. A FMF passaria a Federação Brasiliense de Futebol, que ocupa atualmente a 14ª posição.

    Fonte: Globo Esporte

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!