sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ARQUITETO ADMITE MUDAR PROJETO DO ESTÁDIO VERDÃO PARA 2014

0
14/08/2009
O projeto do novo estádio Verdão apresentado à sociedade em Audiência Pública realizada este mês, poderá ter aperfeiçoamento e modificações para se adaptar perfeitamente às exigências da Fifa. Foi o que deixou claro o arquiteto Carlos de La Corte, consultor técnico do comitê da Organização da Copa 2014 no Brasil, que assinou a convocação de todos os arquitetos e coordenadores da organização do Mundial para uma reunião de ajuste dos projetos dos estádios.

O encontro com arquitetos, está marcado para os dias 19, 20 e 21 de agosto no Rio de Janeiro. Na ocasião, as equipes de cada cidade sede entregarão uma série de documentos e detalhamentos dos projetos.
A convocação, feita na semana passada a cada uma das empresas de arquitetura, pegou de surpresa arquitetos e engenheiros, que só esperavam realizar a entrega das planilhas no dia 31 de agosto, data fixada pela Fifa com essa finalidade.

Conforme Carlos de La Corte, “as diretrizes foram enviadas pela direção da Fifa, na Suíça”. Dessa forma, a Fifa enviará uma equipe de arquitetos para o Brasil visando verificar cada projeto e ainda sugerir modificações. Itens como instalações de hospitalidade, iluminação, comunicação visual e até orientações sobre exibições de marcam também compõem o documento.

Todos os materiais e decisões relativas aos projetos deverão ser previamente submetidas à apreciação como gramado, iluminação, placares, assentos, cercas, pisos específicos e catracas, antes das licitações. Outra exigência para o encontro é de que os projetos já tragam definições sobre a visibilidade em todo o estádio com as normas de segurança e conforto que deverão ser seguidas.

Outras orientações da Fifa são com relação à acessibilidade, para se fazer uma Copa 100% acessível, mas vai estabelecer que o edital de licitação preveja a adaptação das instalações físicas dos estádios para a norma NBR9050, que diz respeito a acessibilidade a edificações, questão mobiliária, espaços e equipamentos modernos.

Uma orientação da Fifa diz respeito à questão ambiental. Os projetos das novas arenas deverão ser adequados à certificação Leed, que trata de cuidados, preservação e visa construções ecologicamente corretas. “Não é obrigatório, mas o comitê deseja muito que o Brasil seja o primeiro país do mundo a realizar uma Copa Verde, dentro do conceito de Green Goal, defendido pela Fifa. Usamos o Leed porque se trata de uma certificação bem conhecida pelo setor de construção do Brasil", disse de la Corte.

Cuiabá na frente


A arena do novo estádio Verdão, será a primeira do País com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Foi o que afirmou ao site Copa no Pantanal (copanopantanal.com.br) o arquiteto Sérgio Coelho, diretor da GCP Arquitetura, empresa paulista que desenvolverá o projeto da construção do estádio. E sendo essa certificação recomendada pela Fifa, Cuiabá começa na frente.

A certificação LEED é o que oficializa o conceito de construção sustentável: um espaço construído que teve na sua concepção, construção e operação, o uso de conceitos e procedimentos reconhecidos de sustentabilidade ambiental, proporcionando benefícios econômicos e para a saúde.

Além de cumprir as exigências da Fifa, a GCP se preocupou com o meio ambiente. Assim, o novo Verdão terá sustentabilidade ecológica: a água das chuvas será tratada e utilizada para irrigar o gramado. Para não criar ilhas de calor, haverão espelhos d’água ao longo das arquibancadas. A idéia é de que o ar quente seja umedecido pelo espelho d’água. As cozinhas e vestiários utilizarão água aquecida por meio da energia solar. Outra medida para garantir um clima agradável no complexo, é a construção de um bosque na área de estacionamento. A ventilação deve ser otimizada, com uma estrutura de cobertura metálica que permite a passagem de ar e vértices livres.

fonte: Futebol Press
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com