quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Projeto do novo Verdão será apresentado amanhã para a FIFA

0
19/08/2009
Oliveira Júnior

O projeto da nova arena do Estádio da Copa do Mundo Fifa de Cuiabá será apresentado às 14 horas de amanhã (20), para representantes da Fifa e membros do Comitê Organizador Local do Mundial (LOC). A reunião acontece no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro. Como A Gazeta já havia antecipado anteriormente, e o Governo do Estado e a própria Fifa confirmaram, alguns pontos do projeto poderão ser modificados. Na semana passada o presidente Lula chegou a questionar os gastos em cidades que sequer possuem clubes na Primeira Divisão. Assim, a tendência é que o projeto da GCP Arquitetos, que vai receber R$ 14 mi pelo serviço, seja "barateado".

Um grupo que tem o presidente do Comitê Pró-Copa no Pantanal, Yuri Bastos, o secretário estraordinário de Apoio e Acompanhamento às Políticas Ambientais e Fundiárias, Adilton Sachetti e o secretário de Estado de Planejamento, Yenes Magalhães, além de integrantes da Deloitte Touche Tohmatsu e GCP Arquitetos, fará a apresentação detalhada do projeto.

Sachetti, Yuri e Yenes estão participaram, desde segunda-feira (17) de um seminário sobre a Copa, promovido pelo Comitê Organizador, no Rio. O encontro reúne ainda engenheiros, arquitetos e representantes das cidades sede do Mundial 2014.

Uma comissão designada pela Fifa analisará o projeto de Cuiabá e dos outros estádios. A assessoria do Governo de Mato Grosso tem insistido em afirmar que "a Fifa poderá sugerir ou determinar modificações para que as futuras arenas atendam plenamente requisitos técnicos e logísticos da organização do evento". O problema é que o discurso é exatamente ao oposto do arquiteto Sérgio Coelho, da GCP. Há 60 dias, Coelho disse em entrevista exclusiva, concedida ao jornal A Gazeta, que o novo projeto não poderia mais ser alterado, limitando-se a explicar que estava "proibido" de dar maiores detalhes sobre sua "inspiração".

Após análise, os Estados deverão abrir o processo de licitação. Até fevereiro de 2010, as obras devem ter início.

fonte: A Gazeta

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com