quarta-feira, 5 de maio de 2010

Começa a demolição das arquibancadas do estádio Verdão

1
Um conjunto de três escavadeiras hidráulicas de grande porte invadiu a área de arquibancadas descobertas e iniciou a demolição do estádio Verdão, na manhã desta terça-feira (04/05). Contratada pela Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal), a empresa Destroy prosseguirá os trabalhos durante toda a semana e deve colocar abaixo o velho Verdão rapidamente. As máquinas, equipadas com um equipamento chamado rompedor, estão desmontando as estruturas de concreto que formam as arquibancadas, além das calçadas que circundam o campo de futebol. Aproximadamente 40 trabalhadores estão atuando no canteiro de obras nas diferentes tarefas que envolvem a demolição.

Outra frente de trabalho atua na desmontagem da cobertura do estádio. A exemplo das cadeiras que já foram retiradas, a estrutura metálica da cobertura será encaminhada para aproveitamento em outros estádios.

O contrato exige a demolição total do velho estádio em um prazo de 90 dias, mas o diretor da Destroy, Helbert Bartolli, calcula que essa missão estará cumprida bem antes do fim deste prazo. Ao mesmo tempo, trabalha no local uma equipe de operários do consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pela construção da nova arena do Verdão. Estão sendo fixadas cercas ao redor do estádio e a entrada do público na área de demolição agora é inacessível.
As máquinas desembarcaram na tarde desta segunda-feira no Verdão, mas dependiam da liberação de alvará para iniciar o trabalho. A licença foi concedida e, na manhã de ontem os operadores acionaram as máquinas, derrubaram os muros e começaram deconstrução das arquibancadas. Todo o concreto retirado servirá para aterramento.

A previsão é que em dez dias a maior parte das arquibancadas descobertas seja removida. Em seguida o concreto será triturado para utilização como aterro para a nova Arena Multiuso. Os operários do consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior já terminaram a retirada das cadeiras e divisórias existentes nas arquibancadas e estão iniciando a desmontagem da estrutura metálica que sustenta a cobertura do Verdão.

A retirada da cobertura é o trabalho mais demorado, já que tudo precisa ser desmontado com cuidado para permitir a reutilização. Todo o material retirado será encaminhado à Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) e Secretaria de Administração (SAD), que definirão as praças esportivas que reutilizarão estes equipamentos. O tapume que vai cercar toda a área do canteiro de obras, com aproximadamente mil metros quadrados, também está sendo instalado.

Cuiabá é uma das três sedes que iniciaram efetivamente as obras para a Copa 2014 dentro do prazo estabelecido pela FIFA, que terminou ontem (3/5). Ao lado de Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), a Capital mato-grossense tem se destacado pela agilidade no cumprimento dos rígidos prazos que vão garantir a realização do Mundial de 2014 no Brasil.

O arquiteto Marcelo de Oliveira, Assessor Técnico da Agecopa, destacou que Cuiabá está cumprindo rigorosamente o termo de compromisso firmado com a FIFA e o COL (Comitê Organizador Local), coordenado pela Confederação Brasileira de Futebol. No próximo dia 13 representantes do Departamento de Estádios do COL estarão em Cuiabá para a vistoria técnica do estádio e avaliação do cronograma de obras. Este trabalho será feito em todas as cidades-sedes, começando amanhã (5) em São Paulo e encerrando no dia 20 em Salvador.

05/05/2010
fonte: Copa no Pantanal/Secom - foto: Edson Rodrigues (Secom)
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

Um comentário:

  1. Andrelino. Novo Estádio, novo MIXTÃO, Novo futebol Matogrossense, novos horizontes, ..., dá-lhe Cuiabá, Matogrossso, Brasil e MIXTÃO.

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!