sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista com Ivan Campos, liderança da Torcida Boca Suja

3
Publicamos abaixo entrevista com Ivan Campos, liderança da torcida organizada Boca Suja e comandante da 12º Boca (núcleo da torcida no bairro Batt). A entrevista foi realizada pela ETOB* e publicada para todo Brasil.

Ivan (Yoyo)
Como e quando surgiu a Torcida Boca Suja?
Ivan TBS: Fundada no dia 05 de maio de 1992 com a presença dos mixteses Dézinho, Abraão, Dito Pagé (in memória), Flavinho, Haiadd e Marquinhos, a Torcida Boca Suja logo se tornou a maior torcida organizada de Mato Grosso . A idéia era criar uma torcida diferente das até então existentes no estado, uma torcida que cantasse, gritasse e, se preciso , sofresse junto com o Mixto. Na mesa de fundação três nomes foram colocados como proposta: Falange, Força Jovem e Boca Suja. A maioria logo optou por Boca Suja que continha o seguinte significado: B-Barulhenta O-Organizada C-Criativa A-Animada S-Sempre U-Unidos J-Jovens A-Amigos. O nome também refere-se aos "educados" e criativos gritos da torcida. Rsrsrs

A quanto tempo você está na torcida? E a quanto na diretoria?
Ivan TBS: 4 anos, na diretoria pouco mais de 8 meses.

Conte-nos um pouco da história da Boca Suja.
Ivan TBS: A Boca Suja completou no último dia 5 de maio 18 anos de lutas, sempre com muita dificuldade, mas sempre firme e forte. Sempre junto do time em qualquer situação. Poucas torcidas conseguem sobreviver numa situação em que o clube passa mais de uma década sem ganhar nenhum título e ainda se licenciando dos gramados por um período, mas com a Boca Suja foi diferente. Mesmo o Mixto sumindo literalmente dos gramados, a Boca não parava de crescer e a cada dia ganhava mais adeptos. Tendo enfrentado os momentos mais difíceis e nunca ter abandonado o Mixto Esporte Clube.

Qual o patrimônio da torcida?
Ivan TBS: Temos uma faixa de 50 metros, duas de 20, 16 bandeiras de 4x4 , Um bandeirão de 20x8. Em breve, se tudo der certo com o time este ano, iremos ter uma nova sede que hoje não temos mais.

Cerca de quantos associados contém?
Ivan TBS: Aproximadamente 400 associados, creio que este número irá crescer em breve, pois haverá uma divulgação um pouco maior. Esperamos até o final do ano ter pelo menos o dobro disso.

A torcida participa de reuniões internas no Mixto?
Ivan TBS: Sim, o presidente sempre está por dentro do que acontece nas reuniões do clube.

Recebem ajudas financeiras e/ou na venda de ingressos?
Ivan TBS: De ingressos não, às vezes a diretoria disponibiliza ônibus para viagens dentro do estado, o resto é com a gente mesmo.

Foram a todos os jogos do Mixto deste ano, dentro e fora?
Ivan TBS: Sim, em todos. nosso mando de campo este ano foi em uma cidade que fica a mais de 300 KM (os estádios foram fechados para reforma da copa do mundo), mas mesmo assim estivemos sempre presente.

Atualmente quais foram as principais realizações da torcida?
Ivan TBS: Neste ano posso dizer que ainda não tivemos nenhuma realização tão importante, mas estamos escolhendo uma banda nacional para vir tocar no ano que a torcida completa 18 anos, e quem sabe essa realização não se concretize, com o show dos Racionais Mc's.

E quais são os próximos objetivos?
Ivan TBS: Nosso objetivo maior este ano é estar em todos os jogos do Mixto na série D, dentro e fora.

Qual a ideologia da TBS?
Ivan TBS: "Na minha vida ninguém manda não, eu vou onde vai o meu Mixtão"

Contém aliadas? Quais?
Ivan TBS: Sim. Apenas uma, Furacão Azul do Vila Aurora, a maior de Rondonópolis .

Qual a maior rival da torcida?
Ivan TBS: Antes era a "forcinha", da cidade ao lado, mais de tanto levar prejuízo eles foram se desfazendo e hoje quase não existe mais. Poderíamos considerar a torcida da TJU [do União] como maior rival, mais é do mesmo nível da "forcinha", então eu posso dizer que hoje nosso maior rival é a polícia militar que tenta de qualquer forma acabar com a tradição da maior torcida organizada de Mato-Grosso, com arma em punho eles são os "cara", mais sem ela não são nada.

A torcida realizou e/ou está realizando alguma campanha/projeto social? Divulgue.
Ivan TBS: Já foi realizado uma campanha para arrecadar roupas, mais ainda precisa de uma divulgação um pouco maior. Até estou com um projeto em mente para molecadinha que queira aprender a tocar algum instrumento de arquibancada, é isso.

Qual a posição da Torcida Boca Suja em relação a violência nos estádios?
Ivan TBS: Somos contra qualquer tipo de violência no estádio, mais às vezes é dificil de evitar. Mais somos contra.

Para finalizar, gostaria de deixar alguma mensagem para os membros da comunidade, integrantes da TBS e/ou torcedores do Mixto?
Ivan TBS: Quero deixar um salve para todas as facções organizadas do Brasil e que aqui já passaram, dizer para galera da Torcida Boca Suja que este ano tem que ser perfeito para toda família alvi-negra, vamos nos empenhar ao máximo para que essa torcida cresça sempre mais.

Aos que queiram conferir um pouco mais, aqui vai o link da nossa comunidade no orkut, e nosso site.



Entrevista realizada no dia 13/05/2010 por ETOB

21/05/2010
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

3 comentários:

  1. Pode cre Ramirez, tamô junto braço .

    ResponderExcluir
  2. Um Abraço meu Grande Parceito Ivan , So quero deixa um recado ake , Mixto Ganhando ou perdendo a Boca sempre Vai tar com ele..

    ResponderExcluir
  3. Danilo TBS disse...
    Pdc ivan,arrebentou meu velho!

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!