segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ORIONE VAI DEIXAR A FMF E ASSUMIR O COMITÊ FIFA. ÉDER PODE ASSUMIR FMF

4
Carlos Orione preside a FMF há 33 anos e agora vai deixar a entidade; Eder de Moraes se articula para substituí-lo
Após 33 anos no comando da Federação Mato-Grossense de Futebol, o cartola Carlos Orione vai deixar o posto para ocupar outro, o de representante em Mato Grosso da CBF e da Fifa. As duas entidades que comandam o futebol vão abrir escritórios nas 12 cidades-sedes do Mundial de 2014 no Brasil. Cuiabá é uma delas. Orione já foi convidado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de quem é amigo pessoal, para cuidar do escritório a ser aberto na capital mato-grossense. A orientação vem da Fifa. Nesse caso, caberá a Orione representá-la nas reuniões com membros do governo e da Agecopa e acompanhar a execução dos projetos, que vão exigir mais de R$ 6 bilhões de investimentos públicos e privados na Grande Cuiabá, dentro dos preparativos para a Copa.

É somente assim para Orione deixar a FMF, a qual conduz desde 1977. Está no quarto mandato consecutivo. Nunca foi "arrancado" do cargo, mesmo diante do bombardeio de críticas por causa da decadência do futebol mato-grossense. No ano passado, ele antecipou a eleição em seis meses, tudo para não dar trégua à oposição. Em tese, seu mandato como presidente da Federação que cuida de 20 times profissionais vai até 2014.

A acertada renúncia de Orione abre chance para o executivo Eder de Moraes, secretário-chefe da Casa Civil do governo Silval Barbosa, assumir a FMF. Aos amigos ele conta que pode até não entender bem de futebol, mas se considera bom nas operações para levantar financiamento. Eder se articula nos bastidores e propaga que, ao contrário de Orione, teria condições de reforçar o caixa dos clubes profissionais, com busca de financiamento junto a instituições bancárias e com patrocínio do poder público.

O problema é que a primeira experiência na área esportiva de Eder foi um fiasco. Ex-presidente do MT Fomento e ex-secretário de Fazenda do governo Blairo Maggi, ele assumiu no ano passado a Associação dos Amantes de Futebol e Amigos do Mixto (Afam) com promessa de fazer uma revolução. Chegava a dizer que dinheiro não seria problema. O clube entraria para a Série C e, sob empolgação de Eder, já "cantava de galo", apostando que se classificaria para a Série B, a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. O problema é que ao invés de subir, o Mixto caiu para a Série D.


RD NEWS FAZ ENQUENTE
"O que acha de Eder de Moraes na presidência da Federação Mato-Grossense de Futebol?CLIQUE AQUI para votar na enquete.

Fonte: Romilson Dourado/RDNEWS - Ilustração: Fernando Ordakowski
08/11/2010
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

4 comentários:

  1. Por mais que queiram projetar politicamente o sr. Éder, as coisas não bem assim. Para ser presidente da FMF deverá ocorrer uma eleição, e o mesmo terá de obter os votos dos clubes. Isto é fácil, afinal na quebradeira que os clubes andam, qualquer merreca eles vendem os votos. O problema será a administração,pois este sr. é arrogante, pedante, centralizador e metido a bom de sela, e istonofutebolnão funciona. A primeira esgorregada que ele der com o Ricardo Teixeira da CBF, adeus apoio. Gente enquanto o futebol de MT estiver envolto com política e;ou politícos, não vai pra frente. Esta cara só está querendo a FMF por causa das eleições 2012. Acorda gente. Sugiro o presidente do Luverdense para a federação, afinal é o mais dinâmico, competente e batalhador de nosso futebol atualmente.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal sou torcedor do Mixto , mas não devemos atribuir pelos ERROS da diretoria Mixtense ao Presidente CARLOS ORIONE, essa é uma verdade, muitas vezes contestado, mas quem pegou o time na serie C depois na D e acabou com o time foi a AFAM e não o Presidente. Pessoal ACORDA Orione pode até estar desatualizado e com o saco cheio de FMF, mas quem deixou o time assim foi a DIRETORIA do clube. E vc ANONIMO de cima hoje o Unico clube em uma divisão do futebol brasileiro aqui em MT é o LUVERDENSE ,aqui eles são COMPETENTES , HONESTOS e com uma DISCIPLINA que NENHUM DIRIGENTE DA CAPITAL POSSUI.ACORDA MEU AMIGO PARA DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA . CESAR MIXTENSE.

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi por que escolheram Cuiaba para ser sede da Copa de 2014, pois em Cuiaba não tem futebol, o que descrevi é com base com que os torcedores descrevem no site. RODRIGO SP

    ResponderExcluir
  4. Não é bem assim, o futebol de Mato Grosso esta falido ja faz muito tempo e nada foi feito para mudar, que é pior sempre piorando, o futebol aqui chegou ao fundo do poço, o Mixto sem duvida só tem politicagem, a unica intenção para com o clube é fazer politica e tirar proveito de tudo que for preciso. Eder na FMF é só mais uma oportunidade, pois viu que não deu certo sua incopetencia diante da AFAM, quer agarrar como o homem do esporte, para com isso, vai enganar outro

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!