Com diversas categorias, base reúne mais de 80 meninas e se prepara para disputa nacional e torneio no Rio de Janeiro
No futebol de salão, treinam as categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Já no futebol de campo, treinam as divisões sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19. Ao todo, a base feminina atende 82 garotas, sendo 45 jogadoras frequentes.
Apesar da pandemia, o calendário de competições previstas é intenso.
No futsal, as Tigresas disputarão a Taça Mato Grosso nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Além da Taça Brasil Sub-17, prevista para os dias 6 a 12 de junho.
No futebol de campo, as meninas do Alvinegro Cuiabano disputarão um torneio no Rio de Janeiro, com grandes clubes como Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo.
Amandinha, pivô de 13 anos |
Formação global
A base feminina do Alvinegro adota o método de formação ampla, na qual se trabalha os elementos técnicos, táticos e físicos de modo articulado, dando ênfase para o raciocínio e tomada de decisão. Esse modelo, supera o formato tecnicista de mera reprodução mecânica dos movimentos. Como explica o professor Benevides:
"Estamos empenhados nos treinos. Eu costumo dividir os treinos em blocos. Primeira parte: proporciono exercícios que promovam raciocínio, tomada de decisão, explosão. Segunda parte: exercícios de movimentação, condução, passe e finalização. Esses dois blocos são fundamentados em 5 pilares: paciência, inteligência, movimentação, passe e finalização. Assim, as atletas conseguem assimilar e colocar em prática os sistemas de marcação e padrão de jogo".