Tigresas utilizaram uniforme comemorativo em homenagem à Zulmira Canavarros

0

Camisa é inspirada no primeiro uniforme do clube


Na abertura do Campeonato Mato-grossense de futebol feminino (vitória de 5x1 em cima do Ação), as Tigresas entraram em campo com uniforme comemorativo, com faixa horizontal, em homenagem à fundadora do clube Zulmira Canavarros. O modelo é inspirado no primeiro uniforme do Alvinegro, que o clube utilizou na década de 1930 e 1940.


Futebol FEminino

Camisa uniforme de futebol

Em nota, o clube explicou a utilização do uniforme:

Primeiro Uniforme do Mixto Esporte Clube


Homenagem a Zulmira Canavaros – Faixa preta no peito, símbolo no centro, cor branca. Números na cor vermelha padrão tradicional do Mixto Esporte.

O Clube Esportivo Feminino foi fundado em 1928 pela professora Zulmira Canavarros, que liderando um grupo de moças cuiabanas criou um clube para recreação, esporte e cultura, à época numa sociedade patriarcal e excludente. 

O Clube Feminino possui sua sede na Rua Barão de Melgaço esquina com a rua Campo Grande, próximo à antiga sede do Mixto, num casarão tombado pelo Patrimônio Histórico de MT, necessitando de um olhar cuidador. Hoje o local que abriga a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O Clube Feminino foi um sucesso e se tornou um polo de cultura e esporte da elite cuiabana. E os esportes começaram a ser jogados de forma mista, por mulheres e homens, o que motiva a criação, em 1934, do Mixto Esporte Clube, que tinha disputas de vôlei e basquete.

O uniforme que as meninas estão usando foi o primeiro uniforme, começando no clube PELOTES, que era vôlei. 

Após, usado pelo Mixto.
Foto antiga histórica jogadores de futebol
Atletas do Mixto em 1945

Nenhum comentário:

Postar um comentário