A história do Mixto e a luta das mulheres por igualdade possuem estreita relação. O dia 8 de março, dia internacional da mulher, historicamente, é uma data de luta. A data, não passou despercebida pela assessoria de comunicação do Mixto, que postou um vídeo nas redes sociais em homenagem.
No vídeo, as tigresas lembram frases machistas recorrentemente ditas às mulheres: “me disseram que eu não poderia jogar futebol” e “me disseram que o meu lugar não era no campo”. Ao final, crava com a frase de efeito: “a nossa luta é diária!” e “faço parte do clube que respeita a mulher”.
Veja o vídeo
Na página web do clube, foi postada uma matéria que destaca as conquistas do clube no futebol feminino e lembra do desafio postado nesta temporada. Confira:
Dia Internacional da Mulher: Mixto vive momento histórico no futebol feminino
Tigresas conquistaram o primeiro título brasileiro do estado de Mato Grosso ano passado
Neste dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e o Mixto feminino tem representado com muito destaque todas as mato-grossenses no cenário nacional do futebol. O clube vive um momento histórico. As Tigresas foram campeãs do Campeonato Brasileiro da Série A3, em 2023, e no mesmo ano, levantaram a taça do tetracampeonato estadual consecutivo. As duas competições de forma invicta.
Em 2024 o objetivo é ainda maior. Conquistar o acesso à elite do Brasileiro Feminino e ainda ser pentacampeã estadual. Os treinos iniciaram em fevereiro, já completam um mês e a expectativa só aumenta pela divulgação da tabela do Brasileiro A2, que tem previsão de início em meados de abril.
Nascido das mãos de uma mulher, o Mixto Esporte Clube foi fundado em 20 de maio de 1934, e completa este ano, 90 anos de história. Zulmira Canavarros foi uma das fundadoras do clube e a primeira presidente. Outra mulher marcada na história do clube é Maria Zeferina da Silva (Nhá Barbina), que foi a primeira mulher a fundar e comandar uma torcida organizada no estado, a “Coração Alvinegro”.
O Mixto traz em sua origem a união entre homens e mulheres, brancos e negros. Carrega como uma das suas bandeiras a luta pelo direito da mulher e pela igualdade de gênero. Por isso, a estrutura dada ao futebol feminino é igual ao do time masculino.
Neste Dia da Mulher, celebramos a história, o legado, e o que virá pela frente, pois o Mixto acredita no potencial de cada atleta, que vêm escrevendo seus próprios destinos, com coragem e garra.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Mixto Esporte Clube
Fonte: Fábio Ramirez/MixtoNet - com Assessoria Mixto EC. Foto: Gabriel Duenhas