Mais antiga torcida organizada do Centro Oeste em atividade, a Boca Suja completa 32 anos neste domingo, dia 5 de maio. A Torcida Boca Suja (TBS) foi fundada em 1992 por um grupo de mixtenses impulsionados por Dezinho, Abraão e Dito (in memória). Outros torcedores tiveram papel fundamental no crescimento da torcida, como Frank Sabiá, 'Boi' e dezenas de outras lideranças alvinegras.
A TBS viu nascer e morrer diversas de outras torcidas e ela seguiu em pé, presente em todos os lugares nos quais o Mixto estiver, seja no feminino, masculino ou categorias de base. A torcida enfrentou adversidades, como o licenciamento do Mixto, rebaixamentos do Alvinegro e anos sem títulos, mesmo assim nunca abaixou a bandeira.
Herdeira direta das antigas torcidas Massa Negra e Os Tigres, a Boca Suja revolucionou a arquibancada cuiabana ao trazer conceitos de grandes torcidas organizadas, como cantar ao ritmo de bateria de samba, torcer em pé e uniformizar a arquibancada.
Revolucionou também o carnaval regional, o Bloco Boca Suja que é hexa-campeão do carnaval cuiabano.
O nome da torcida marca a originalidade. Criado pelo presidente Dezinho, 'boca suja' vem da expressão popular adjetiva de pessoas que falam muitos palavrões e expressa a energia da torcida mixtense, de jogar junto com o time, cantando, vibrando e até xingando em determinadas situações.
Em 2012, a tradicional Revista Placar elegeu o nome como o “mais estranho de torcida organizada” (link: https://www.mixtonet.com/2012/03/humor-revista-placar-elege-boca-suja.html). Assim que criado, o nome logo foi parafraseado com um significado:
B- barulhenta O- organizada C- criativa A- atuante
S- sincera U- unida J- justa A- amiga
Poucas torcidas resistem às pressões como a Boca Suja resistiu. A TBS é símbolo da resiliência mixtense e orgulho alvinegro. Parabéns TBS 32 anos!
Fonte: Fábio Ramirez/MixtoNet
Apoio
Luck Bet | Dias Terceirização | Mercado Ideal | Barbearia Dom Pablo | Gabriela Ventiladores