O Cianorte FC, do Paraná, será o adversário do Mixto nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. A equipe paranaense garantiu a vaga ao golear o Joinville por 4 a 0, na tarde deste domingo. Já o Tigre avançou no sábado, ao eliminar a Portuguesa nos pênaltis. Quem passar entre Mixto e Cianorte disputará o jogo do acesso, nas quartas de final.
Com a melhor campanha na competição, o Tigre terá a vantagem de decidir a classificação em casa, no Estádio Presidente Dutra. O confronto de ida será no Estádio Olímpico, em Cianorte, nos dias 16 ou 17 deste mês — a data e o horário serão confirmados pela CBF no início da semana.
Informação MixtoNet. Imagem: Assessoria Mixto EC
O Mixto fez 24 pontos diante de três adversários classificados na primeira fase, dos quais, além do próprio Mixto, dois passaram da segunda fase para para as oitavas de final. O próximo adversário, o Cianorte, fez 22 pontos, e foi o segundo colocado do Grupo 7, ficando à frente do Goiatuba-GO pela diferença apenas de um gol pró. Na primeira fase, o Cianorte perdeu duas vezes (como mandante e visitante) para o Goiatuba-GO, ou seja, o terceiro colocado (Goiatuba) bateu duas vezes o segundo colocado (Cianorte). Na primeira fase, do primeiro colocado (Inter de Limeira, 30 pontos) para Cianorte e Goiatuba (segundo e terceiro, ambos com 22 pontos), há uma diferença enorme de desempenho: foram oito pontos de diferença, três vitórias a mais da Inter de Limeira sobre estes dois adversários e nove gols a mais.
ResponderExcluirNa minha opinião o elenco da Portuguesa era muito mais qualificado tecnicamente que o Cianorte, e achei o time do Joinvile super fraco em tudo: preparo físico, tática de jogo nem parece que jogou o campeonato catarinense
ResponderExcluirNo vídeo do jogo Cianorte x Joinville, gravado pelo portal Metrópoles, uma característica do Cianorte nesse jogo foi os jogadores de ataque alternando posições e funções. Num primeiro momento, parece falta de entrosamento, mas ao final do jogo fica evidente que essa alternância foi uma esperteza de esquema dos atacantes. O ataque do Ciarnorte-PR é bem jovem: Maranhão (26 anos), Peu (22 anos), Tite (24 anos) e Caíque (25 anos).
ResponderExcluirO Joinville, com defesa pesada e lenta, e jogadores aparentemente acima do peso, teve dificuldades: tentou entender um sistema fixo, mas o sistema do Cianorte era algo mais móvel e fluido, com o ataque mais leve e solto.
Isto fica mais claro em entrevista do técnico Rafael Ferro, antes do jogo, que diz permitir aos jogadores “brincar” com a bola. Ou seja, jogar criando situações. O zagueiro Wesley Rodrigues, do Cianorte, dá um depoimento no intervalo do jogo que explica como funciona: “O (Rafael) Ferro (técnico) dá liberdade ao ataque, que é bastante móvel, com Maranhão, Peu, Tite e Caíque. Eles se movimentam muito e dificultam a zaga adversária. E lá atrás a gente passa confiança para eles fazerem o melhor deles, que ali atrás a gente (a defesa) vai segurar”.
Vamos agradecer ao zagueiro do Cianorte pelo depoimento, pois esclareceu e confirmou o que já estava visível no vídeo do jogo.
Cabe à defesa do Mixto ficar ciente deste tipo de jogo, que com certeza pode ser alterado, conforme o Cianorte também esteja estudando o Alvinegro.
Cabe ao ataque do Mixto jogar com mais desenvoltura, ousar mais, ser mais agressivo, jogar olhando pra frente, e Geovani, mais que aquele que serve os atacantes, precisa também atacar mais, chutar mais a gol.