O pesquisador — e também torcedor — Fábio Ramirez defende nesta quinta-feira (7) a dissertação de mestrado intitulada “Mixto Esporte Clube: Interdependência entre Agremiação Esportiva, Torcedores e Sociedade”. O estudo analisa a relação histórica entre o Mixto Esporte Clube e a sociedade cuiabana, defendendo que o clube é um produto das transformações sociais pelas quais a capital passou ao longo do século XX.
O trabalho se baseia em uma rigorosa análise de fontes históricas (como livros e jornais), além de 15 entrevistas com ex-dirigentes, atletas, torcedores e jornalistas.
Entre as ideias defendidas, está a tese de que o Mixto surgiu em 1934 como resultado do processo de modernização de Cuiabá, que passou a enxergar o futebol como uma prática “civilizada” em oposição às “bárbaras” touradas, até então populares na cidade.
A dissertação também destaca a influência do movimento de protagonismo feminino na criação do clube, simbolizado na figura histórica de Zulmira Canavarros, e refletido no próprio nome da agremiação. O estudo demonstra como o Mixto foi moldado pelas transformações sociais da cidade, acompanhando sua modernização — desde o Estádio do Comércio (hoje Liceu Cuiabano), passando pelo velho Dutrinha até o Estádio Verdão.
A pesquisa aborda ainda os “anos de ouro” do clube, entre as décadas de 1960 e 1980, com conquistas marcantes como os tetracampeonatos estaduais, o título do Torneio Centro-Oeste e as históricas participações no Campeonato Nacional.
Relatos colhidos nas entrevistas enriquecem o trabalho, com histórias de figuras emblemáticas como Lino Miranda, Lourival Fontes, Seo Armindo Pardal, Ranulpho Paes de Barros, Nhá Barbina, entre outros.
A dissertação também analisa a crise enfrentada pelo Mixto a partir do final da década de 1980 — um processo que só agora dá sinais de superação. O estudo argumenta que a mesma modernização que impulsionou o clube em seu auge (com o crescimento de Cuiabá, aumento populacional e investimentos estatais no futebol), mais tarde contribuiu para sua decadência, diante da dificuldade em se adaptar ao modelo de “futebol-negócio”, à profissionalização do esporte (como o surgimento do Clube dos 13) e às novas formas de lazer da sociedade.
Desenvolvida no campo da Sociologia do Esporte, a pesquisa busca mostrar como um clube de massas como o Mixto está profundamente interligado ao contexto social, criando raízes afetivas e emocionais entre seus torcedores e a própria cidade.
SERVIÇO
● O quê: Defesa de Dissertação de Mestrado
● Título: "Mixto Esporte Clube: Interdependência entre Agremiação Esportiva, Torcedores e Sociedade"
● Autor: Fábio Bruno Ramirez
● Data: Quinta-feira, 7 de agosto de 2025
● Horário: 13h (horário de Mato Grosso)
● Local: Sessão por videoconferência. Link de acesso: https://meet.google.com/nje-gqsf-meb
Informação MixtoNet
muito interessante, podiam dispor o vídeo da conferencia?
ResponderExcluir