PESQUISA APONTA QUE 64% DOS QUE TORCEM POR CLUBES LOCAIS SÃO MIXTENSES


14/07/2014

Pesquisa realizada na dissertação de mestrado da jornalista Lairce Aleluia de Campos e orientada pelo sociólogo do esporte Dr. Francisco Freire Xavier Rodrigues investigou a relação de torcedores cuiabanos com os clubes e a seleção brasileira. 

Uma das conclusões da pesquisa é que "dos 48% dos entrevistados disseram torcer por clubes locais, 64% se disseram torcedores do Mixto e outros 26% do Operário. Apenas 5% faziam parte da torcida do Cuiabá Esporte Clube. Nenhum dos ouvidos na pesquisa na Arena Pantanal, Fifa Fan Fest, nas casas, bares e a Praça da Mandioca chegaram a citar o Luverdense".

Outro dado interessante é que "a maior parte dos entrevistados, 43% preferem assistir jogos de futebol em casa" e que "Cerca de 71% dos torcedores cuiabanos ouvidos são de perfil festeiro, ou seja, sua conexão maior com o evento Copa do Mundo é mais pelo caráter do espetáculo e celebrativo do futebol, do que por uma questão de fanatismo ou pura paixão".

Clique aqui para ler matéria completa sobre a pesquisa.

Outras pesquisas já tinham apontado a superioridade da torcida mixtense em comparação a outros clubes locais na grande Cuiabá. 

Em 2011 o site Globo Esporte publicou uma pesquisa promovida pelo instituto 'Vetor Pesquisas' que apontou o Mixto Esporte Clube como o quinto time preferido entre os cuiabanos, à frente dos tradicionais Vasco e Santos. Na pesquisa o entrevistado podia optar somente um time, sendo o seu preferido e não podendo ter segunda opção. O Mixto aparecia com 4,5% da preferência concorrendo com os times de Série A, um número muito significativo visto a concorrência contra os grandes clubes do Brasil, apoiados pelos meios de comunicação. Lembrando ainda que o Alvinegro cuiabano está há décadas fora do principal cenário do futebol nacional, o Brasileiro Série A. Veja aqui matéria sobre pesquisa e clique aqui para ler o artigo publicado pelo Globo Esporte.

Outra pesquisa, desta vez realizada em 2008 a pedido do Jornal Diário de Cuiabá, comparou os clubes locais na preferencia dos cuiabanos. O resultado foi que 24,5% torcem pelo Mixto, 13% para o Operário de Várzea Grande e 5,2% para o Dom Bosco. Na época o Cuiabá não foi incluído pois estava licenciado. Para ver a pesquisa do Diário de Cuiabá clique aqui.

Mixtonet - Débora Siqueira/Jornal A Gazeta - Craques do Rádio