segunda-feira, 14 de julho de 2014

PESQUISA APONTA QUE 64% DOS QUE TORCEM POR CLUBES LOCAIS SÃO MIXTENSES

2
14/07/2014

Pesquisa realizada na dissertação de mestrado da jornalista Lairce Aleluia de Campos e orientada pelo sociólogo do esporte Dr. Francisco Freire Xavier Rodrigues investigou a relação de torcedores cuiabanos com os clubes e a seleção brasileira. 

Uma das conclusões da pesquisa é que "dos 48% dos entrevistados disseram torcer por clubes locais, 64% se disseram torcedores do Mixto e outros 26% do Operário. Apenas 5% faziam parte da torcida do Cuiabá Esporte Clube. Nenhum dos ouvidos na pesquisa na Arena Pantanal, Fifa Fan Fest, nas casas, bares e a Praça da Mandioca chegaram a citar o Luverdense".

Outro dado interessante é que "a maior parte dos entrevistados, 43% preferem assistir jogos de futebol em casa" e que "Cerca de 71% dos torcedores cuiabanos ouvidos são de perfil festeiro, ou seja, sua conexão maior com o evento Copa do Mundo é mais pelo caráter do espetáculo e celebrativo do futebol, do que por uma questão de fanatismo ou pura paixão".

Clique aqui para ler matéria completa sobre a pesquisa.

Outras pesquisas já tinham apontado a superioridade da torcida mixtense em comparação a outros clubes locais na grande Cuiabá. 

Em 2011 o site Globo Esporte publicou uma pesquisa promovida pelo instituto 'Vetor Pesquisas' que apontou o Mixto Esporte Clube como o quinto time preferido entre os cuiabanos, à frente dos tradicionais Vasco e Santos. Na pesquisa o entrevistado podia optar somente um time, sendo o seu preferido e não podendo ter segunda opção. O Mixto aparecia com 4,5% da preferência concorrendo com os times de Série A, um número muito significativo visto a concorrência contra os grandes clubes do Brasil, apoiados pelos meios de comunicação. Lembrando ainda que o Alvinegro cuiabano está há décadas fora do principal cenário do futebol nacional, o Brasileiro Série A. Veja aqui matéria sobre pesquisa e clique aqui para ler o artigo publicado pelo Globo Esporte.

Outra pesquisa, desta vez realizada em 2008 a pedido do Jornal Diário de Cuiabá, comparou os clubes locais na preferencia dos cuiabanos. O resultado foi que 24,5% torcem pelo Mixto, 13% para o Operário de Várzea Grande e 5,2% para o Dom Bosco. Na época o Cuiabá não foi incluído pois estava licenciado. Para ver a pesquisa do Diário de Cuiabá clique aqui.

Mixtonet - Débora Siqueira/Jornal A Gazeta - Craques do Rádio

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

2 comentários:

  1. É INFELIZMENTE SÓ ENTRA NO MIXTO QUEM TEM INTERESSE POLITICO...O DIA QUE ESTE CLUBE FOR ADMINISTRADO POR PROFISSIONAIS SEM INTERESSES POLITICOS, AI SIM TEREMOS ORGULHO DE SER MIXTENSE...LEO

    ResponderExcluir
  2. Dessa pesquisa, então podemos evidenciar o seguinte: 48% da população de Cuiabá torce para times daqui, ou seja, aproximadamente 300.000 torcedores, levando em conta que a população de Cuiabá seja aproximadamente pouco mais de 600.000 hab., embora que para mim seja bem maior (acho que temos inimigos no IBGE). Se 64% dos que torcem para times locais são Mixtenses, quer dizer que aqui em Cuiabá tem no mínimo 192.000 torcedores alvinegros. E é importante ressaltar que o Mixto tem também muitos torcedores que moram em Várzea Grande, bem como nas cidades próximas a capital, além de outros esparramados por todo o interior do Estado e fora deste. É por isso que a Torcida do Mixto é disparada a Maior de Mato Grosso, bem como o Alvinegro é o Mais Querido do Centro-Oeste.

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!