sexta-feira, 22 de maio de 2009

STJD rebaixa Mixto para a 2ª divisão do campeonato Mato-grossense

0
Decisão dos integrantes da corte esportiva foi unânime. Recurso partiu do Sinop, que questionou devolução de pontos ao Mixto.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sediado no Rio de Janeiro, acatou por unanimidade o recurso interposto pelo time do Sinop Futebol Clube, que acabou se mantendo na primeira divisão do Campeonato Mato-grossense de Futebol.

Pela decisão dada hoje, o Mixto perdeu seis pontos no campeonato pela escalação de jogadores irregulares, e acabou rebaixado no campeonato. O clube que comemora 75 anos de fundação nesta quinta-feira também recebeu uma multa de R$ 1 mil.

O time da região norte de Mato Grosso entrou com um pedido junto à corte esportiva para que fossem revistos a devolução dos pontos ao Mixto, dados em decisão proferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD/MT). O Tribunal, em Mato Grosso, entendeu que o Mixto era inocente, pois a Federação Mato-grossense teria dado aval para os times jogarem com atletas que ainda não estavam inscritos no BID (Documento de liberação de atletas na CBF).

Nesta quinta-feira (21), após argumentação dos advogados de ambos os times, o procurador Paulo Schmitt manteve o recurso do Sinop e entendeu que a declaração dada pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, não é suficiente para a escalação regular de jogadores do Mixto de forma irregular. O parecer de Schmitt foi acompanhado pelos demais integrantes do STJD.

O advogado do Mixto, ainda ressaltou em sua defesa que " o clube não pode ser punido diante da declaração, gravada, pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, que permitia a inscrição de atletas até a véspera do estadual". Dessa forma, o advogado pediu para que a absolvição na instância inferir (TJD/MT) fosse mantida.

A reportagem do site da TV Centro América entrou em contato com o diretor do Sinop Futebol Clube, Alceu Gondro. Ele disse que a decisão já era esperada pelo time. " Estávamso aguardando esse parecer. O time comemora porque se mantém na primeira divisão do campeonato. Agora nós iremos nos preparar para a Taça Governador e para o Campeonato Mato-grossense do ano que vem", informa.

Entenda o caso

O Sinop entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo para que os auditores do tribunal revessem a devolução dos pontos do Mixto, devolvidos pelo Pleno do TJD/MT, alegando que o clube escalou jogadores de forma irregular.

No começo, o Sinop interpôs pedido de anulação da partida contra o Mixto e Operário, e a Procuradoria denunciou os clubes com base no artigo 214 (Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Os clubes acabaram punidos com a perda de seis pontos e multa de R$ 1 mil e despencaram na tabela de classificação. O Mixto, com 13 pontos, era um dos rebaixados, mas, como recuperou os seis pontos, subiu para 19 e alcançou o quarto lugar no Grupo A, deixando de fora justamente o Operário, com 17, e que não conseguiu reaver os pontos perdidos.

Fonte: ExpressoMT/TVCA
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com