sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mirão fez a glória do Mixto Esporte Clube mas ainda não pendurou as chuteiras

0


O futebol matogrossense, tem um histórico de jogadores que faziam a diferença e destacavam os times de Mato Grosso em décadas passadas. A prova disso é o ex jogador Delmiro Airton dos Reis. Também conhecido como Miro ou Mirão, no auge de seus 53 anos e cuiabano de chapa e cruz, ele relembra um pouco como era o futebol matogrossense.

Miro entrou para o futebol ainda criança, jogando nas ruas, com bolas feitas de panos velhos e jogando em escolinhas com seus amigos. Assim as oportunidades foram batendo na porta, surgindo a vaga do menino entrar na equipe de base do Mixto Esporte Clube.

Os treinadores desde então, já trabalhavam com as crianças para que pudessem torna-se profissionais, e aquele que mais se destacava era escolhido para fazer parte da equipe. Delmiro, por volta de seus 17 anos, foi um deles.

Mirão jogava na posição de Zagueiro, mas também era considerado “coringa” porque estava preparado para jogar em qualquer posição no time. Ele jogou em equipes juvenis e amadoras durante quatro anos sendo quatro vezes campeão.

Depois de uma breve passagem pelo Clube Dom Bosco Miro foi para o Mixto onde jogou como profissional durante dez anos, jogando seis campeonato brasileiro, sendo seis vezes campeão e quatro vice: “Foi uma época muito boa, época que o futebol aqui era bem visto!” afirma. Também participou da Copa Máster, participando de 12 campeonatos, sagrando-se campeão oito vezes. “Sou o maior campeão dessa copa”, o jogador afirma.

Miro lembra alguns de seus técnicos, presidentes, diretores e os craques que o ajudaram a crescer: “Aderbal Lana e Velha foram treinadores de nome que deram muita alegria ao futebol, não só de Mato Grosso. Lorival Fontes, um ótimo presidente na época. Senhor Maninho e Henrique Goré, diretores muito bons, que prometiam as coisas e cumpriam. Joguei com jogadores de auto nível, vários craques, porem a equipe era sempre mudada, naquela época o futebol era muito competitivo. Contratavam maior parte dos jogadores de fora, de grandes clubes. O futebol era bem jogado e era bem trabalhado e eu tive a oportunidade de jogar com Hernane do Uberaba, Tim do Bota Fogo de Ribeirão Preto, Horlando Fumaça do Vasco e vários outros que jogaram no Vasco, Santos e Cruzeiro” relembra.

E quem pensa que o jogador Miro se aposentou das peladinhas dos finais de semana, esta muito enganado. Mirão ainda dá muito show com a bola, sendo integrante da Liga dos Cinqüentões, da Unimed, time que é composto de ex jogadores que já ultrapassaram os 50 anos e que ainda têm amor pela profissão.

Delmiro, por ser considerado uns dos melhores jogadores matogrossense da época de 70 a 80, toma “liberdades” para comentar o futebol: “Hoje o futebol matogrossense está um caos, não está estruturado.Os dirigentes deveriam ter mais consciência e profissionalismo e levar o futebol a serio”, afirmou.

Por ter passado muitos anos no Mixto, está preocupado com os próximos campeonatos, pois o time está na serie C. Para que suba para serie B necessita de uma grande equipe estruturada:

“Hoje é difícil encontrar um bom jogo, quase nunca vou ao Verdão assistir os jogos” confessa o ex jogador.

Para Mirão os “anos de ouro” do futebol matogrossense viraram “anos de chumbo”. A esperança é que venham daqui para frente outros dirigentes, com novos projetos, que possam acordar o esporte e trabalhar as crianças. “Para que o tempo de gloria volte a reinar, tudo tem que ser renovado. Existem muitas coisas erradas nesse nosso esporte que também é a paixão dos brasileiros, uma mudança seria a porta central para que o futebol voltasse ao auge de antigamente”

Para melhorar a qualidade do futebol o jogador com uma visão ampla da situação, já levou projetos para prefeitura mas infelizmente não passou por mãos de quem deveria passar.

A prefeitura de Várzea Grande tem um projeto de contratação de ex atletas profissionais. O objetivo seria pagar salário para que as devidas pessoas fossem trabalhar nos mini estádio e hoje estão abandonados, e as melhores indicados para esse serviço seria as pessoas que realmente gosta de esporte “ um secretario que goste de esporte seria algo viável , hoje como podemos ver o nosso secretario não gosta de bola, é claro não menosprezando ninguém” relata o jogador aposentado.

Delmiro é um profissional de qualidade e gosta do que faz, ama o futebol e diz que enquanto tiver forças em suas pernas continuara se dedicando para que o nosso futebol chegue também na nota de 10 de antigamente: “ainda dou muito Lé em menininhos por ai” diz o eterno Mirão.

fonte: Folha b Net

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com