Apenas um dia após a reunião do Conselho Técnico que norteou "regras" para as disputas da Copa Governador do Estado; já começam surgir movimentos para derrubar o limite de idade. Com fulcro na Lei de 1.976, ainda do tempo do ex-presidente Ernesto Gisel, mas baseada principalmente na Constituição de 1.988, um grupo de jogadores, através de um advogado contratado; irão impetrar Mandado de Garantia junto ao Ministério Público Estadual (MPE) e também Ministério Público do Trabalho (MPT), na tentativa de derrubar o veto aos chamados "velhinhos" do futebol. O limite de idade de máximo 23 anos, exceto para mais cinco e ainda o goleiro acima deste limite, cerceia o direito líquido do exercício da profissão." Além de inconstitucional é ilegal e acima de tudo imoral", disse um jurista que está tratando do caso.
Transferência de responsabilidade
Na realidade, a idéia partiu de alguns dirigentes que querem se livrar dos jogadores mais velhos, mas não têm a coragem devida para tomar a medida. Então, procuraram a chamada "saida pela tangente", criando uma espécie de Lei, anexada ao regulamento da competição. A medida aprovada em reunião no Conselho Técnico ontem na séde da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), frustou mais de 50 profissionais da bola, que terão que preencher o calendário de final de ano, jogando nos campinhos de pelada por aí. Nestes casos, estão jogadores de ótima qualidade, como Buiú, Odil, Bojé, Ezequiel, Ernandes, Elizeu, Robinho, Fred, Bebeto,Cesar Baiano, Jamba, Gugu, Sorocaba, Cal, Clayton, Evandro, Ataliba, Moreno, e outros tantos.
Desequilibrio financeiro e técnico
Se não houver a reversão desta medida, os clubes vão ter um desiquilibrio financeiro, pois terão que dispensar vários jogadores, acumulando despesas com rescisão etc. Outras despesas virão, com a necesidade de contratar jogadores mais jovens. O desiquilibrio técnico também vai acontecer, pois com a dispensa dos "velhinhos" e contratação dos "novinhos", mudará completamente o rendimento das equipes, que vão ter que fazer uma nova pre-temporada. Só que desta vez, em pleno andamernto da competição.
- Início
- História do Mixto
- _A história do Mixto
- _Títulos e conquistas
- _Hinos do Mixto
- _Craques e ídolos
- _Times históricos
- _Documentos alvinegros
- O Maior de MT
- _Retrospecto com rivais
- _Imagens marcantes
- _Fatos históricos
- _Musa do Mixto
- _Mixtão na mídia
- _Especial Nhá Barbina
- O MixtoNet
- _Quem somos
- _Fale conosco