quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Times voltam ao Dutra em 2010, confira um pouco da história do velho estádio

0
10/12/2009

Segundo estádio de Cuiabá - o primeiro foi o "Estádio do Comércio" - hoje nos fundos do Liceu Cuiabano, o velho Dutrinha se tornou a única opção aos clubes da Baixada Cuiabana, e, devido a demolição do Verdão, será reformado rapidamente para poder abrigar os jogos do Campeonato Mato-grossense de 2010 e a Copa Governador.

O "Estádio do Comércio" foi criado pelo desportista Manoel Soares de Campos (pai do ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá Frederico Campos), que inaugurou a praça esportiva no dia 7 de setembro de 1936, na Praça General Mallet. Só em 26 de maio de 1942, os clubes e ligas fundaram a Federação Mato-grossense de Desportos (FMD).

O Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra - "Dutrinha" foi construído só em 1952. As instalações do Liceu Cuiabano em 1944, inviabilizaram as disputas dos campeonatos ali realizados. O impasse criado despertou nos desportistas o interesse da necessidade da construção de um novo estádio, que seria o "Dutrinha".

A doação do terreno da rua Joaquim Murtinho - Praça Benjamin Constant, com uma área de 25.650m2 para construção do novo estádio, foi feita pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, através do prefeito Leonel Hugueney à Federação Mato-grossense de Desportos (FMD), a José Monteiro de Figueiredo, presidente da entidade, no dia 2 de fevereiro de 1950.

A iniciativa da construção do estádio, deve-se aos abnegados desportistas Álvaro Miguéis, então presidente da FMD e Lenine de Campos Póvoas , que iniciaram a construção do muro do que seria o "Maracanã cuiabano", denominação dada na época, face a recente construção do Estádio Mário Filho - o Maracanã, no Rio de Janeiro para a realização Copa do Mundo de 1950.

Por intermédio do deputado federal de Mato Grosso, João Ponce de Arruda, junto ao General Eurico Gaspar Dutra, então presidente da república na época, foram liberados um milhão de cruzeiros para a conclusão das obras do estádio. Lenine de Campos Povoas, deu continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, finalizando as obras de construção do maior estádio da região na época.

Mas, o sonho do presidente Dutra, em ver uma réplica do Maracanã em sua cidade natal, foi pelo ralo. Agora, com a reforma que começa nos próximos dias, o sonho da modernização ressurge.

fonte: Oliveira Júnior/ A Gazeta

mixto, mixto esporte clube, mixto net, misto, dutrinha
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!