sábado, 20 de março de 2010

Obras ainda continuam no Dutrinha, confira em que pé estão

1
Estive há pouco no Estádio Presidente Dutra e pude testemunhar que as obras da reforma continuam as vésperas do jogo Mixto x União, marcado para às 15h30 desse domingo, pelo Campeonato Mato-grossense.

O gramado já está cortado, agora só falta a demarcação, que, segundo o ex-árbitro e mestre de obras Mário Martins Rodrigues, será feita com tinta amarela. Mas, muita coisa ainda está por se fazer.

As portas de entrada da imprensa que dará acesso ao campo, e dos vestiários dos árbitros, ainda não foram abertas e as cabines de imprensa ainda não tem vidro e nem o ar-condicionado. Ao menos a tubulação já está pronta, falta só instalar os aparelhos.

Nos vestiários, notei uma significativa melhora. O espaço, antes minúsculo e abafado, ganhou praticamenteo dobro do tamanho, tornando o ambiente mais arejado e agradável, mas não foi instalado sequer um ventilador. Os chuveiros são novos e as louças também.

Na escada do lado esquerdo, de acesso a arquibancada, foi instalado um corrimão central, com o mesmo acontecendo nas demais rampas do estádio, afim de possibilitar a acessibilidade dos cadeirantes, exigida no Estatuto do Torcedor.

Uma grade, instalada exatamente rente a porta dos vestiários dos visitantes, é frágil e deveria estar ao menos 5 metros a frente de onde foi fixada, evitando assim a aproximação dos torcedores dos jogadores e comissão técnica do time adversário.

Outra novidade foi a abertura de um portão de emergência, atrás das arquibancadas que ficam no lado oposto do estádio, com frente para o estacionamento do Sesc Arsenal.

Estacionamento – Toda essa área aliás, pertence à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), que no entanto não lucra um centavo sequer com o espaço nobre, explorado ilegalmente por terceiros, através da cobrança de ‘taxas’ pela ocupação de vagas. Isso ocorre principalmente às quintas-feiras.

Seria interessante a FMF terceirizar a manutenção da área para uma empresa especializada – como ocorre com a agências bancárias -, cobrar pelo estacionamento sim, mas repassar parte dos lucros à própria entidade.

Projeto 2º etapa
A segunda etapa do projeto do Dutrinha, que prevê a completa revitalização e reurbanização da Região e do entorno do estádio, prevê a ampliação das arquibancadas do lado do estacionamento, com um ‘tobogã’ para 10 mil espectadores, a desativação dos vestiários atuais e a transferência deles para o lado oposto, aproveitando a estrutura das novas arquibancadas, que também abrigariama administração e sala de imprensa.

O acesso dos torcedores, de um lado para outro das arquibancadas, seria feito através de uma rampa metálica, suspensa, atrás dos gols.

Já do outro lado da rua, onde fica o atual Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, será erguido o ‘Museu do Futebol Mato-grossense’, com a manutenção da fachada histórica da antiga Cadeia Pública e suas paredes de adobe. Essas obras só devem ter início em 2011 e fazem parte de uma série de projetos a serem desenvolvidos pela Secretaria de Infra-Estrutura da Agecopa.

20/03/2010
fonte: Oliveira Júnior/Craques do Rádio
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

Um comentário:

  1. Boa tarde, para mim o Dutra dá para receber sim jogos oficiais, por que no interior tem estádios em piores condições e realizam jogos normalmente. Visitem o blog e deixem comentários: http://miguelferri.zip.net/

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!