28 maio 2010

Carlos Orione ainda pensa sobre o rumo da Copa Mato Grosso

6
Presidente da FMF - Carlos Orione

O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, afirmou ainda não ter encontrado uma nova fórmula de valorizar a Copa Mato Grosso, após determinação da CBF exigir a indicação do campeão estadual para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D a partir de 2011. O dirigente chegou a cogitar à possibilidade do torneio deixar de existir caso haja desinteresse por parte dos clubes.

Ao afirmar que nenhum time é obrigado a disputar a segunda competição mais importante do calendário do futebol mato-grossense, Orione ressaltou que a Copa Mato Grosso não foi criada para ser uma competição seletiva a algum torneio nacional, mas com objetivo claro de revelar novos valores ao futebol regional. E, lembrou que a disputa em sua segunda edição em 2005 chegou a levar 20 mil torcedores ao estádio Verdão na decisão envolvendo Mixto e Operário.

"A Copa Mato Grosso chegou até superar o público de uma final do Mato-grossense. Reconheço sua importância, mas se ela não for mais importante para o nosso futebol que se coloque um ponto final, simples. A Copinha não tinha esta finalidade de ser torneio seletivo às Séries C e D, era apenas para revelar novos jogadores", disse.

Pressionado por vários presidentes de clubes que estão fora das Séries C e D a voltar atrás da decisão tomada na semana passada, quando anunciou o União como o representante do Estado na Série D de 2011, Carlos Orione ressaltou que não depende da FMF, mas da CBF uma mudança no critério de definição quem irá disputar os torneios nacionais. O presidente da federação fez questão de tranquilizar os dirigentes, afirmando que nenhum clube será punido caso algum abra mão de fazer parte da competição.

"Ninguém é obrigado a disputar a Copa Mato Grosso, sendo ou não torneio seletivo. E muito menos será punido pela federação ou CBF. Mas deixo claro que o objetivo do torneio continuará valendo: revelar jovens jogadores ao nosso futebol e preencher o nosso calendário", disse.

Sem uma solução, a federação quer ganhar tempo com a realização da Copa do Mundo na África do Sul para encontrar um caminho que satisfaça os clubes. Além do Mundial, a entidade se dedicará antes de uma definição do futuro da Copa Mato Grosso à realização do Campeonato Mato-grossense da Segunda Divisão, marcada para ser aberto no próximo dia 4 de julho e também ao Estadual de Futebol Feminino, torneio seletivo para definir o time representante do Estado na Copa Brasil da categoria. Esta disputa pode ocorrer a partir do mês de agosto.

Neste período, Carlos Orione estudará meios de valorizar a competição, organizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel).

Em recente entrevista a A Gazeta, o secretário da pasta Laércio de Arruda afirmou querer discutir o assunto em momento oportuno com a diretoria da federação e clubes. Para Arruda, a Copa Mato Grosso não pode ser extinguida do calendário do futebol estadual.

O secretário ressaltou que a pauta só será debatida após a Seel realizar o repasse da verba do Estadual deste ano aos 15 clubes participantes. A ajuda do governo do Estado é no valor de 1,5 milhão aos times custearem despesas durante a disputa.

Fonte: Luiz Esmael/A Gazeta
28/05/2010
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

6 comentários:

  1. Orione ainda "Pensa"?

    ResponderExcluir
  2. Além de Gaga é burro, não da para acreditar num cara deste a frente do comando da federação, palhaçada

    ResponderExcluir
  3. O Pensamento é simples, tira a vaga vendida para o União e dê para o vencedor da copinha, se o União quiser a vaga que vá brigar por ela, quer moleza pega chupa maionese

    ResponderExcluir
  4. FAZ A COPA MAT GROSSO COMO PRIMEIRO TURNO DO ESTADUAL 2011, QUEM GANHAR ESTA NA FINAL E ASSEGURA COPA DO BRASIL, SE A VAGA DA SERIE D É DO UNIAO É JUSTO ELE PERDER A VAGA DA COPA DO BRASIL, ASSIM FICA ASSEGURADO O UNIAO NA SERIE D 2011, O OPERARIO NA COPA DO BRASIL 2011, E O CAMPEAO DA COPINHA NA COPA DO BRASIL 2011. E PONTO FINAL...

    ResponderExcluir
  5. Complicado esta sua idéia Leo, o mais simples para a vaga seria a disputa do campeão do matogrossense contra o campeão da copinha, do vencedor sairia o representante, pronto, mas o Orione ja vende a vaga, esquecem, ja ta como bolso cheio, quero ver devolver

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!