sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Opinião: “Um peso, duas medidas”, análise do resultado do arbitral na FMF

6
A jogada de "dar" a vaga da Copa do Brasil para o campeão da Copinha é uma medida de desespero do presidente Carlos Orione. Demonstra que a FMF esta sentido a pressão feita pelos clubes e torcedores contra a indicação do União para a Série D através do "canetaço". Com a Copa MT valendo vaga para a Copa do Brasil Orione pensava que acalmaria os ânimos dos dirigentes e torcedores que lutam para que a vaga matogrossense na quarta divisão do nacional seja disputada em campo. Engano dele!

É claro que a Copinha passa a ser mais interessante valendo vaga para a Copa BR, afinal, é um dos principais torneios nacionais e proporciona uma bela vitrine ao clube. No entanto, falando especificamente do Mixto, não nos interessa tanto essa vaga se estamos fora da Série D. A Copa do Brasil não nos ajuda no projeto alvinegro de chegar à série B e A, ela é importante, sem dúvida, mas não vale acesso. Lembrando ainda que muito provavelmente qualquer clube da "baixada" que disputar a Copa do Brasil terá que jogar fora de Cuiabá, pois o Dutrinha não possui as condições exigidas.

Não trocaremos o direito democrático de disputar uma vaga para a Série D pelo direito de disputar a Copa do Brasil. É uma jogada para cobrir a indicação ilegal do União para a Série D.

Sobre a canetada que tirou a vaga do Operário, me lembra a célebre frase do filósofo Sócrates: “Um peso, duas medidas”. Assim age o "Barão" do futebol matogrossense. A vaga para a Copa do Brasil que até então pertencia ao Chicote da Fronteira não estava garantida em nenhum regulamento, isso é verdade. Mas o presidente da FMF havia garantido em palavra que a vaga seria do time várzeagrandense. Da mesma forma como a vaga à Série D "dada" ao União também não esta garantida no regulamento do Estadual 2010, mas foi "dada" ao time rondonopolitano. Acontece que para a vaga "dada" ao União a "palavra" do Orione foi mantida, e para o Operário não. Um peso, duas medidas!

O regulamento do Estadual era claro, lá no Capítulo IX, no Artigo 66, diz o seguinte: "O Campeão de 2010 representará Mato Grosso na Copa do Brasil - 2011." Não diz nada sobre o vice e nem sobre vaga na Série D.

Se o Orione voltou atrás no que tinha garantido ao Operário, porque ele mantém a qualquer custo a indicação do União e neste caso não volta atrás? Isso é realmente um mistério. O Operário esta sendo penalizado para salvar o União. Por mais que não estava garantido no regulamento, tradicionalmente a segunda vaga para a Copa do BR é do Vice-campeão Estadual, nada mais justo da vaga ser do Chicote da Fronteira.


O fato é que os torcedores matogrossenses continuarão em luta contra os “canetaços” e pela moralização do nosso futebol.

Fábio Ramirez

Fonte: Mixto Net
08/10/2010
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

6 comentários:

  1. Correto Ramirez ,não interessa para o Mixto a vaga da copa do Brasil,não temos estádio em cuiabá.O correto ainda é tentar a segunda vaga na serie D junto a CBF.

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos mobilizar para tirar esse Orione da federacao,vamos torcedores nos unir para isso,a voz do povo e a vos de deus!
    nao vamos abrir mao do nosso direito!!!

    ResponderExcluir
  3. NAO VAMOS ESPERAR ELE MORRER A ACAO TEM QUE SER AGORA
    VAI DE RETRO ORIONE

    ResponderExcluir
  4. VAMOS DE "FORA ORIONE" VAMOS ESPALHAR FAIXAS E CARTAZES PELA CIDADE DE CUIABÁ E VARZEA GRANDE, VAMOS FAZER BARULHO, A HORA É AGORA

    ResponderExcluir
  5. Me incomoda menos a loucura já sintomática desse velho Orione do que a apatia da sociedade cuiabana de reagir de forma mais enérgica a essa situação ridícula. Vejo torcidas do Avaí, Goiás, América de Natal, cidades do tamanho de Cuiabá, tão enérgicas. Aqui também estamos sendo comprados? Informo que não estou à venda!

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!