sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Agecopa deve construir 4 centros de treinamentos. DUTRINHA PODE VIRAR CT

3
O processo licitatório do primeiro Centro de Treinamento (CT) para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, será aberto no começo de 2011. De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), Carlos Britto, o projeto já está em fase de execução e em janeiro deve estar pronto.

O local escolhido para abrigar as seleções que jogarão na futura Arena Mulituso do Pantanal, foi o município vizinho de Várzea Grande, num terreno entre a Avenida Mário Andreazza e a Estrada da Guarita. A entrega da obra é prevista para o final de 2012.

Segundo Britto, o "padrão Fifa" é que haja, obrigatoriamente, dois CTs nas cidades-sedes. Porém, o órgão já recomendou que Cuiabá tenha um outro local, como "reserva", para que as seleções possam ter opção de treinamento. A previsão, extra-oficial, é de que a Capital receba quatro jogos e quatro seleções.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá o segundo CT e, como reserva, são cotados o estádio Eurico Gaspar Dutra, o "Dutrinha", e algum loteamento do bairro Morada da Serra (Grande CPA), ainda sem local definido.

Novo estádio para MT
Mesmo sendo construído como local de treinamento e hospedagem das seleções, Carlos Britto revelou que o CT de Várzea Grande se transformará em um estádio de futebol, com capacidade mínima de seis mil lugares, podendo se estender para 10 mil.

"A exigência da Fifa é que os CTs tenham uma capacidade de dois mil lugares, mas ampliamos em três vezes esse número, com o objetivo de transformá-lo, no pós-Copa, em local de campeonatos do futebol local, dando incentivos ao esporte mato-grossense", afirmou Brito.

Para melhoria do tráfego de veículos na região, a Avenida Mário Andrezza e a Estrada da Guarita passarão por ampliação e duplicação.

CT NA UFMT
Com uma estrutura formada por parque aquático, ginásio, quadras cobertas, salões de artes marciais e pista de atletismo, as obras do Centro de Treinamento na UFMT serão pontuais, para readequação ou ampliação.

"A proposta é transformar a UFMT em um Centro de Referência, já que, atualmente, o atleta que se destaca em algum esporte tem que ir para grandes centros, em razão de não ter adequações aqui. No pós-Copa, a Universidade passa a ter estrutura", disse Britto.

O diretor também observou que não apenas a área esportiva passará por mudanças, mas a instituição, como um todo. "O Zoológico vai ser reestruturado o Museu Rondon sofrerá mudanças e, em parceria com o Banco do Brasil, o Teatro Universitário também está passando por reforma", informou.

Para as obras, os investimentos são em sua maior parte do Governo do Estado e da Reitoria da UFMT.

3º CT PODE SER O DUTRINHA
A indefinição do Centro de Treinamento reserva pode ser responsável pela criação de, ao invés de um, dois locais. De acordo com o diretor de Infraestrutura, o fato de o Dutrinha ser privado (de propriedade da FMF) faz com que as negociações se tornem mais morosas e possam apressar a procura por um local no bairro Morada da Serra (CPA).

"O Governo terá que adquirir o estádio para que possa ser desenvolvido o projeto de reforma, conforme as exigências da Fifa. Como há essa pendência, estamos trabalhando outro projeto na Morada da Serra. O problema nesta região é a área, já que é um local muito concentrado", explicou Brito.

A ideia, segundo o diretor, é que o Dutrinha receba as seleções, mas seja conservada sua característica de estádio, e que na Morada da Serra uma Vila Olímpica seja construída, focando em atletas iniciantes.

"A Vila ou Centro Olímpico servirá, após o Mundial, exatamente para despertar o potencial de novos talentos e aprimorar os futuros atletas. Será um espaço mais integrativo com a população", afirmou Brito.

Sem "elefantes brancos"
A possibilidade da criação de quatro Centros de Treinamento em Cuiabá e Várzea Grande não descarta a ideia dos famosos "elefantes brancos", que ficariam espalhados pelas cidades pós-Copa. Mas isso é refutado por Carlos Britto.

"Vamos ter o CT de Várzea Grande e o Dutrinha como referências do futebol, locais de treinamento e ampliação do esporte em Mato Grosso. Já a Arena Pantanal, antigo Verdão, e o CT na Morada do Ouro seriam espaços também para o futebol, mas ampliando para outros esportes e também outros eventos", disse o diretor da Agecopa.

Fonte: Midianews
26/11/2010
Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

3 comentários:

  1. Odeney Miguel de Arruda27 novembro, 2010 09:07

    O novo Verdão e os CTs só não serão ´´elefantes brancos´´no futuro se começar agora uma POLITICA PUBLICA com algumas mudanças já, exemplo: sortear premios nos jogos regionais e implantar a troca de nf e cupom fiscal por ingressos de futebol e no futuro para teatros,cinemas e outros shows. Tudo isso é só ver como outros Estados já fazem isso para atrair o publico(torcedores)nos seus Estadios.A Agecopa do seu orçamento de 2.011 poderia adquirir e dar premios aos torcedores, de 0,5% a 6% dá para comprar muitos premios. Lembro que,a ´´cerveja´´ sem alcool já está a venda no Dutrinha. Que tal o Mixto sugerir isso no arbitral de 01/12/2010?

    ResponderExcluir
  2. De que adianta tudo isto se não temos uma federação de futebol competente e profissional, não temos nem futebol aqui. Os mini estadios espalhadados pela capital deveria receber recurso para suas reformas, pq a maioria estão depredadas e sem qualquer manutenção por parte da prefeitura, algumas escolinhas ainda consegue fazer uma manutenção minima, o governo deveria olhar para o futebol de base, nas escolinhas de futebol, é aí que surge jovens talentos e que a agente vem perdendo

    ResponderExcluir
  3. A UFMT vai virar centro de treinamento??? e depois ficará abandonado, assim como esta hoje, servindo tambem como ponto de encontro dos estudantes da universidade para fumar um baseado, é só para issso que serve aquele campus

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!