domingo, 12 de fevereiro de 2023

Opinião: 'Pedido inédito - torcida única visitante' (acerca da tentativa de proibir a torcida mixtese)

1

Por Ricardo Freitas*

A vida do mixtense não é fácil. O “contra tudo e contra todos” entoado nas arquibancadas nunca fez tão sentido quanto faz atualmente.


Após um início de campeonato conturbado, com troca de diretoria de futebol e comando técnico, a torcida revoltada protestou, e a resposta do poder público veio, de forma monocrática e sem direito de resposta do torcedor alvinegro: suspensão ao direito de jogar no Dutra.


Foram então movidos os jogos, ao menos nesse primeiro momento para a Arena Pantanal, federação informada, tudo certo? Engano nosso! 


No dia 06/02/2023, por meio do ofício 013/2023 o Mixto Esporte Clube solicitou o uso da Arena Pantanal nos jogos seguintes, e foi surpreendido com um ofício da SECEL em resposta, com pedido ao Juizado Especial do Torcedor para que "o jogo seja realizado na Arena Pantanal, em Regime de Torcida Única, com veto a torcedores caracterizados".


Esse pedido vai de encontro com a solicitação da PMMT, assinada pelo 1° Tenente Edson Mendes que solicitou "em regime de torcida única, com veto a torcedores caracterizados DO MIXTO ESPORTE CLUBE".


Ora, se o Mixto é o mandante, e seu torcedor não poderia adentrar no estádio, a torcida única seria quem? A visitante? 


A iniciativa visou criar um novo tipo de mando de jogo, mando de visitante, visitante mandante? Como chamar essa aberração? 


Por sorte do bom andamento jurídico esportivo, a Juíza Dra. Patrícia Ceni, responsável pelo JET trouxe luz a situação Negando o pedido e demonstrando o tamanho absurdo ao escrever em sua decisão "destaco que o pedido realizado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, qual seja o impedimento da torcida do time Mixto Esporte Clube de frequentarem os estádios de Mato Grosso durante o ano de 2023, de forma caracterizada, é totalmente desprovida de fundamentos legais, logo, não sendo possível o acolhimento de tal pedido, principalmente, porque feriria o ordenamento jurídico básico, notadamente quando decisão nesse sentido caracterizaria uma punição sem que houvesse a aplicação do princípio do contraditório e da ampla defesa, bem como o princípio do devido processo legal".


Em outro ponto, finalizou a decisão "E neste sentido, reforço que não há qualquer motivo que fundamente legalmente o cancelamento do jogo, e tampouco a partida futebolística não se realize nas dependências da Arena Pantanal".


Ressalto também, que em determinado ponto de seu pedido, a SECEL, na pessoa do Secretário David Moura cita como argumento para impedir a partida entre Mixto e Mutum, o seguinte. "III. Considerando que a Arena Pantanal já sediará, no dia anterior, o jogo entre o Cuiabá Esporte Clube e Operário Futebol Clube;" Ora, no que orna a partida realizada no dia antes o pedido? Qual o intuito em incluir esse fato no pedido, que nada tem a ver com a partida em questão, e ainda menos com a torcida do Mixto?


Por sorte e bom senso da magistrada, o pedido foi negado, a partida ocorreu normalmente, a torcida do Mixto fez o que sabe fazer de melhor, apoiou, empurrou e motivou nossos atletas rumo a primeira vitória no campeonato; tudo em paz e dentro da legalidade.


Tudo certo, portanto? Errado! 


Ao fim da partida, quando a torcida deixava pacificamente a parte interna do estádio e se dirigia a área externa da referida praça esportiva, foi interpretada pela Cavalaria da PMMT, no comando, pasmem, do Tenente Mendes Junior, que de forma desrespeitosa, imoral e assediosa expulsou a torcida, que se dispersava de forma natural, inclusive com direitos a ameaças, conforme relatos de torcedores.


A impressão que fica é que o Mixto sem divisão, com um time de campanha até o momento limitada e sem o apoio da grande mídia incomoda demais o 'estabilishment' e alguns que se acham "donos da verdade e da lei".


Agora, torcedor, imagine quando estivermos, e em breve estaremos, alçando vôos maiores, em cenário nacional.


É fundamental que apoiemos esse momento de retomada, de reinicio, para que tenhamos um futuro ainda mais laureado de vitórias e conquistas, com muito encômodo aos que acham que o Mixto não merece respeito.


Contra tudo e contra todos, devemos ser um só! 


Bora Mixto!


*Artigo de opinião enviado pelo torcedor Ricardo Freitas

Envie seu artigo para mixto@mixtonet.com

Author Image
Publicado por: MixtoNet

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Um comentário:

  1. Isso é um absurdo só acontece com o mixto enquanto tivermos dirigentes de clube que disputa o campeonato mato-grossense e administrar a FMF vai acontecer o nepotismo até no futebol ⚽️ Obrigado

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!