![]() |
| Atletas do Gama só conseguiram deixar o gramado com proteção da Força Tática |
A derrota do Mixto para o Gama por 2 a 1, na noite deste sábado, no estádio Dutrinha, em Cuiabá, pela partida de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, terminou com confusão fora de campo.
Depois do apito final, torcedores do Alvinegro atearam fogo em um amontoado de papéis higiênicos na arquibancada próxima ao acesso dos vestiários. A situação provocou a reação de policiais militares, que utilizaram spray de pimenta para dispersar o grupo. O gás atingiu não apenas torcedores, mas também jogadores, profissionais da imprensa e trabalhadores que atuavam na partida.
O clima já era de tensão nos minutos finais do confronto. Durante a reta decisiva do segundo tempo, jogadores das duas equipes se envolveram em empurrões e discussões com faltas e disputas mais ríspidas. A arbitragem distribuiu cartões amarelos para conter os ânimos.
![]() |
| Tumulto entre jogadores no fim da partida (Foto: Luana Ignacio/ge) |
Com o encerramento da partida, atletas de Mixto e Gama voltaram a discutir no meio-campo e precisaram ser separados por companheiros e integrantes das comissões técnicas.
Enquanto os jogadores do Gama comemoravam a vitória com os torcedores visitantes, posicionados no lado oposto do estádio, parte da torcida mixtense passou a dirigir cobranças. O acesso ao vestiário no Dutrinha é feito por uma passagem separada apenas por grades de proteção.
Foi neste momento que um grande volume de papéis higiênicos começou a pegar fogo perto do local. O material havia sido utilizado pela torcida do Mixto durante a entrada das equipes em campo, em uma manifestação tradicional nas partidas do clube.
Gama relata dificuldades para deixar o estádio
Além da confusão registrada nas arquibancadas, imagens obtidas pela reportagem do ge mostram um dos vidros do ônibus disponibilizado para a delegação do Gama quebrado. Ainda não há confirmação oficial sobre as circunstâncias do dano, mas ninguém foi ferido.
Em contato com o ge, o CEO do Gama, Tiago Boto, afirmou que a delegação enfrentou dificuldades para deixar o estádio e não conseguiu acessar o vestiário depois do encerramento da partida.
— Saímos do estádio sem entrar no nosso vestiário. Com toda a confusão, permanecemos no campo. Quero agradecer à Polícia Militar daqui, especialmente ao tenente-coronel Victor Prado, que nos auxiliou até o hotel — declarou.
O diretor da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Márcio Coutinho, que acompanhava a delegação do Gama em Cuiabá, confirmou os relatos sobre a dificuldade de acesso ao vestiário e destacou a atuação da Polícia Militar durante a ocorrência.
— Tive até que entrar em campo. Quando os jogadores do Gama iam para o vestiário, colocaram fogo em alguns papéis. Ainda bem que ninguém ficou machucado. Temos que agradecer a presteza da Polícia Militar — afirmou ao ge.
O dirigente ainda ressaltou que a delegação do Gama foi bem recebida pela diretoria do Mixto durante a passagem por Cuiabá.
Em súmula divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a equipe de arbitragem não registrou observações sobre os acontecimentos depois do encerramento da partida.
![]() |
| Vidro quebrado do ônibus do Gama |
Fonte: Por Pedro Lima / ge Cuiabá


