sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Orione aprensenta e-mail que explica mas não justifica. Polêmica continua, confira

5
Mesmo com cinco dos seis principais times de MT defendendo que a vaga matogrossense à Série D 2011 seja disputada em campo, com igual condições a TODOS OS CLUBES da primeira divisão do Estado, o presidente da FMF continua afirmando que a vaga é do União e que ele já deu sua palavra ao time rondonopolitano.

Dirigentes do Luverdense, do Vila Aurora, do Cuiabá, do Mixto e do Operário já declararam várias vezes que não concordam com o "canetaço" para indicação da vaga. Dos grandes clubes de MT só o União defende o presidente Carlos Orione.

Além dos cartolas desta vez os torcedores também entraram em cena e já fizeram manifestação e até acionaram o Ministério Público. Uma coisa de positivo já começa a aparecer, torcidas que são rivais em campo estão unidas pela moralização do futebol matogrossense.

Mas o "barão" da federação sempre tenta achar desculpa para tudo, e desta vez apareceu com um e-mail pessoal enviado pelo diretor de competições da CBF, Dr. Virgilio. No e-mail diz que "O critério de participação na Série D é o do clube ter sido campeão estadual", e pede esclarecimentos à FMF do porque do Vila Aurora ter tido a vaga sem ter sido campeão estadual, e sim do torneio seletivo Copa MT.

Aqui temos várias questões a levantar:

1 - Não podemos considerar um e-mail trocado entre dirigentes do futebol como um documento oficial. Uma regra precisa sair em normativa, precisa ter número de protocolo ou despacho, precisa ser assinado pelo responsável;
2 - Suponhamos que realmente a CBF determina que é o campeão estadual o que tem direito à vaga à Série D. Logo concluímos que o erro então foi da FMF que não estabeleceu isso no regulamento do estadual 2010, ela tem arcar com os seus erros e não prejudicar clubes e torcedores.
3 - Se a vaga deve ser sempre do campeão estadual como sugere o e-mail, então porque grande parte dos estados, incluindo aí o MS, estão realizando torneios seletivos para a indicação da vaga, tudo com consentimento da CBF, a regra vale só para MT?
4 - Como a Série D 2011 terá inicio somente no segundo semestre do ano que vem, se a indicação do União persistir, corremos o risco do representante matogrossense não ser nem o atual campeão estadual e nem o atual campeão da Copa MT, pois ambas competições terminam antes do inicio da quarta divisão 2011. Tudo às avessas!
5 - O mais crucial. Independentemente de quem é a culpa da confusão, CBF ou FMF, o estatuto do torcedor está sendo descumprido, pois de fato o regulamento do estadual 2010 não previa como premio a vaga para a Série D, e mesmo a FMF ou a CBF determinando isso, nenhuma normativa é superior a uma lei federal.

Que se cumpra a legislação! Os responsáveis pela bagunça que arrumem um jeito, o que não pode é os torcedores continuarem sendo desrespeitados.

Confira o e-mail em que Orione utiliza como justificativa para indicar o União:
"Prezado Orione,
O critério de participação na Série D é o do clube ter sido campeão estadual, uma vaga pode pertencer ao campeão de Torneio Seletivo, desde que o estado tenha mais de uma vaga na Série D, como é de direito das nove primeiras federações do ranking. Veja o artigo 3º do regulamento do ano passado, o mesmo de anos anteriores e mantido para esse ano.
Revendo a relação dos clubes que participarão da próxima serie D 2010, aparentemente o clube que representa o MT não é o campeão local.
Gostaria que vocês entrassem em contato comigo para elucidar essa questão.
Grato
Dr. Virgilio (diretor de competições)
12 de maio de 2010"

Fonte: Fábio Ramirez/Mixto Net
01/10/2010


- LEIA TAMBÉM: 
INDICAÇÃO DO UNIÃO É ILEGAL E IMORAL

Author Image
Publicado por: Fábio Ramirez

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

5 comentários:

  1. O orione como coronel que é pode e acho que vai ganhar essa batalha, mais uma coisa eu gostei muito, foi a iniciativa da torcida da baixada cuiabana que deram a cara e brigaram pelos direitos legitimos que eles tem direito, pena que essa iniciativa so partiu da torcida os diretores me parecem que tem medo do orione, queria saber que poder e esse que esse cara tanto tem nessa federação pq nem mesmo os jornalista esportivos tentam contraria-lo, ouvi uma vez um radialista de roo dizer que o futebol de MT existe ainda por causa do orione meu deus desliguei a radio na hora, que futebol existe aqui pelo amor de Deus me diga, se nem equipe temos para disputar com times meia boca nacional, afff... Parabens a torcida cuiabana parabens mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Todos temem esse velho mala, porque todos ja sabemos, ele prejudica muito mesmo de toda e qualquer forma o time que vai contra, ele é um bandido

    ResponderExcluir
  3. ORIONE DIZ QUE CONTINUA NO COMANDO DA FMF ATÉ A COPA DE 2014

    O presidente da FMF, Carlos Orione, afirmou que vai terminar o mandato dele, que termina em 2014.

    "Eu me afastei por problemas de saúde, mas já estou em condições de retomar as minhas obrigações, só deixarei o comando antes de 2014, se não tiver condições de saúde, caso contrario sou presidente até o ano da copa", finalizou.

    Fonte: Oséias Freitas/Esporte News

    ResponderExcluir
  4. só deixarei o comando antes de 2014, se não tiver condições de saúde,

    Nada q um Homicidio não resolva

    ResponderExcluir
  5. GENTE, A QUESTÃO É SIMPLES.
    VAMOS CHAMAR ESSE TAL DE DR. VERGÍLIO DA CBF E PERGUNTAR DIRETAMENTE PRA ELA, BEM COMO PORQUE ELE ATRAVESSOU AS REGRAS DE UM CAMPEONATO JÁ EM ANDAMENTO? E FIM DE PAPO!

    O QUE ACHAM?

    ResponderExcluir

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!