segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Mixto faz busca por troféus sumidos, 46 foram resgatados, mas apenas 2 do profissional

0

Tigre luta pelo resgate da memória e da história


Troféus do Mixto na sala administrativa do clube. Principais estão sumidos

O Mixto faz uma força-tarefa para recuperar seus troféus. Objetivo é montar uma galeria histórica, que reúna também camisetas e outros objetos que contam a trajetória do clube. 


Desde a gestão do presidente Vinicius Falcão essa é uma preocupação do Alvinegro. Um museu chegou a ser organizado pela AMECO, na antiga loja do Mixto. O pesquisador e hoje colaborador do clube, Sérgio Santos, chegou a ser nomeado curador do Mixto com a função de ajudar a fazer esse resgate. 


O clube já recuperou 46 troféus, que estão guardados no escritório do Mixto, localizado em uma sala na Rádio Cultura FM, na Rua Joaquim Murtinho, nº 1456 — próximo ao Dutrinha. Já as camisetas históricas estão enquadradas e expostas no CT Ranulpho, no Pedra 90.


Dos 46 troféus, a maioria é de conquistas nos esportes amadores, como futsal, futebol feminino e competições de base — que estavam guardados na antiga sede da AMECO. A missão de resgate da memória do Mixto não será fácil. A maioria dos troféus do futebol profissional estão sumidos!


Dos títulos profissionais, apenas os troféus da Copa FMF 2018 e Mato-grossense Segunda Divisão 2022 estão de posse do Mixto. Relíquias como o troféu de Campeão do Centro Oeste e os dois tetra-campeonatos estão desaparecidos. 


Nesta semana, o gestor e investidor Dorileo Leal realizou um apelo: “procura-se os troféus conquistados pelo Mixto. Quem souber onde encontrá-los, entre em contato. São símbolos das conquistas do time do povo”.


Os troféus representam uma história, registram a memória de momentos gloriosos, lembrou Dorileo anunciando a busca pelas relíquias sumidas. 


— A luta é recuperar a história do Mixto. Chegamos e não encontramos um troféu sequer das conquistas históricas do clube.  Todos os troféus desapareceram literalmente. Ninguém sabia dizer onde encontrar. Passamos a procurar. Queremos ter no CT um espaço que será o Museu do Mixto. Uma história belíssima não pode ser perdida, esquecida. Onde estão os troféus, símbolos das maiores conquistas do Mixto? Com quem está ou estão? O maior campeão de Mato Grosso precisa ter sua história preservada e recuperada.


Antero Paes de Barros, também gestor e investidor do Mixto, e o conselheiro Arley Carlos, estudam encomendar réplicas dos troféus históricos, como a conquista do Centro Oeste de 1976. Porém, o obstáculo é a falta de registros como medidas e fotografias para o trabalho de restauração. 


Quem souber do paradeiro de algum troféu ou objeto histórico do Mixto, pode entregar na sala administrativa na Rádio Cultura ou entrar em contato com o curador Sérgio Santos. 


Fonte: MixtoNet

Author Image
Publicado por: MixtoNet

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado por torcedores. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: contato@mixtonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!