quarta-feira, 6 de março de 2024

Mixto faz parceria com a Setasc e realiza palestra sobre protagonismo da mulher

0

Ao todo serão quatro eventos sobre o tema em diferentes escolas de Cuiabá

(Foto: Assessoria Setasc)

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Mixto feminino, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou na Escola Estadual Heliodoro Capistrano, no Bairro Parque Cuiabá, a primeira palestra sobre o protagonismo feminino no futebol, este primeiro evento foi nesta terça-feira (5). Estiveram presentes a técnica Kethleen Azevedo e as atletas Drielly Souza e Sthepane Souza.

Segundo a Kethleen, a palestra foi importante para destacar o papel da mulher na sociedade e suas lutas diárias em um esporte enraizado no machismo.

— É muito legal falar para as novas gerações, que podem lutar por seus sonhos, e principalmente por ser futebol, um esporte taxado como masculino. Foi de suma importância mostrar para as meninas que elas podem estar onde elas quiserem, e também contar um pouco da história do futebol feminino do clube —, ressaltou Kethleen.

Eduardo Anicesio de Matos, historiador do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), órgão ligado a Setasc, destacou a importância do evento. A secretaria achou pertinente, na semana da mulher, trazer a história do clube aos estudantes.

— Nós achamos legal trazer a história do Mixto, que teve como primeira presidente, Zulmira Canavarros, defendendo não só um clube, mas uma sociedade mista, onde homens e mulheres têm direitos iguais —, disse o historiador.

Eduardo também destacou que o primeiro título nacional do estado de Mato Grosso foi conquistado por mulheres. As Tigresas foram campeãs brasileiras em 2023.
 
— Essa história do Mixto é rica, não só pelo passado, mas por seu protagonismo atual com o time feminino, que foi campeão brasileiro da Série A3. É o único time de Mato Grosso a conquistar um título nacional, vindo de mulheres —, destacou Eduardo.

Estão programadas mais três palestras nas próximas semanas em diferentes escolas da capital mato-grossense. O próximo encontro será nesta quinta-feira (7), na escola Estadual Salim Felicio.

História do Mixto

Zulmira Canavarros fez parte da fundação do Mixto Esporte Clube em 1934 e eleita a primeira presidente. Outra mulher marcada na história do clube é Maria Zeferina da Silva (Nhá Barbina), que foi a primeira mulher a fundar e comandar uma torcida organizada no estado, a “Coração Alvinegro”, tornando-se símbolo do clube.


Zulmira é uma egéria Cuiabana, que deixou o legado ao Mixto de ser o expoente na luta pelo direito da mulher e pela igualdade de gênero.

Fonte: Assessoria Mixto EC
Author Image
Publicado por: MixtoNet

O MixtoNet é um portal mixtense independente, impulsionado pela torcida. Encontrou algum erro, tem sugestão de matéria? Envie para nós: mixto@mixtonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: identifique-se, comentários anônimos serão excluídos!